> TABOCAS NOTICIAS : FMI alerta sobre inflação de "três dígitos" na Venezuela

quinta-feira, 16 de julho de 2015

FMI alerta sobre inflação de "três dígitos" na Venezuela

Washington, 15 Jul 2015 (AFP) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) manteve nesta quarta-feira sua previsão de uma queda de 7% do PIB da Venezuela neste ano e alertou sobre a possibilidade de uma inflação de "três dígitos", em um cenário que classificou de "muito complexo".

Alejandro Werner, economista-chefe do FMI para o Hemisfério Ocidental, disse em coletiva de imprensa que a economia do país tem "uma maior dependência do financiamento por parte do Banco Central, o que tem levado a uma aceleração de inflação a uma taxa de três dígitos".

"Esse cenário faz com que se confirmem nossas estimativas de uma contração de 7% neste ano", afirmou.

Pouco antes da coletiva de imprensa, Werner apontou, em artigo publicado no site do FMI, que a instituição prevê uma taxa de inflação superior a 100% durante este ano na Venezuela.

No último relatório oficial sobre o índice de preços na Venezuela data do ano passado.

"A queda do preço do petróleo representou um choque muito importante para o país latino-americano, e dificulta mais a situação, gerando, em uma economia que tem finanças muito delicadas, restrições adicionais", lembrou Werner. 

Werner afirmou que, por não fazer visitas técnicas à Venezuela há anos, o FMI não conta com "informação atualizada". Leia mais em: http://zip.net/bprC2r

Nenhum comentário:

Postar um comentário