> TABOCAS NOTICIAS : Famoso caçador de recompensa desiste de ir atrás de El Chapo

domingo, 26 de julho de 2015

Famoso caçador de recompensa desiste de ir atrás de El Chapo

Dog the Bounty Hunter - Foto: AP
Duane Chapman, mais conhecido como Dog the Bounty Hunter (Cachorro, o Caçador de Recompensas), desistiu de ir atrás do traficante Joaquín Guzman, El Chapo, que recentemente fugiu de uma penitenciária de segurança máxima no México por um sofisticado túnel de quase 1,5 quilômetro de extensão. O governo mexicano oferece recompensa de US$ 3,8 milhões (cerca de R$ 13 milhões) pelo líder do cartel de Sinaloa. 

"Ele está fora da minha jurisdição", admitiu à Fox o americano, que já foi preso em 2003 no México após capturar um americano foragido e que havia sido condenado por estupro. 

"Aprendi a ficar no meu próprio país", afirmou ele. 

Além do impedimento legal, Duane citou um problema técnico: 

"Para abatê-lo, em primeiro lugar, você precisa uma arma totalmente automática. Com a minha arma, teria que chegar bem perto dele. E é difícil se aproximar dele porque há cinco ou seis homens com ele todo o tempo".

Polícia mexicana oferece recmpensa pela prisão de El Chapo - Foto: AFP
Na busca pelo narcotraficante, um dos mais poderosos do mundo, as forças de segurança mexicanas estão rastreando hotéis, hospitais e funerárias, ao mesmo tempo em que reforçaram as operações na fronteira com a Guatemala. Um total de 1.250 policiais federais foram mobilizados em unidades especiais de busca nos arredores da penitenciária El Altiplano. Outros 8.200 estão em alerta máximo em todo o país para colaborar na caça de El Chapo. 

O cartel de Sinaloa é especialista em construir túneis. Mais de uma centena foram criados pelo grupo criminoso para burlar a fronteira com os EUA. Em maio de 2014, três subordinados de El Chapo foram libertados em túneis. Agora, com ventilação, iluminação e até moto, o apelido de "Senhor dos túneis" virou inquestionável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário