> TABOCAS NOTICIAS : Empresa japonesa quer substituir fogos de artifício por chuva de meteoros

domingo, 12 de julho de 2015

Empresa japonesa quer substituir fogos de artifício por chuva de meteoros

POR O GLOBO
Meteoros são vistos quando um corpo celeste entra na atmosfera terrestre - Mario Anzuoni / REUTERS
RIO — Para observar um meteoro é preciso estar em um lugar com pouca iluminação e olhar para o céu na hora exata em que um corpo celeste entrar na atmosfera. O fenômeno é raro, tanto que, na crendice popular, as estrelas cadentes — como os meteoros são conhecidos — realizam desejos. Uma empresa japonesa, chamada ALE, quer mudar esse panorama oferecendo chuvas de meteoros artificiais, como se fossem espetáculos de fogos de artifício.

O projeto está levantando fundos para o primeiro teste. A ideia é lançar um pequeno satélite, carregado com esferas, para orbitar o planeta entre 400 e 480 quilômetros de altitude. Dessa forma, será possível disparar objetos contra a atmosfera em locais e horários pré-determinados. Empresas e pessoas poderiam contratar um meteoro, ou uma chuva deles, para uma festa ou evento.

— Eu pensei em como os meteoros são raros na natureza — disse Lena Okajima, fundadora e diretora executiva da companhia, em entrevista à AFP. — É artificial, mas eu quero que sejam muito bonitos, para impressionar as pessoas.

Lena não revela a composição das esferas, mas explica que será possível oferecer meteoros de diferentes cores, como os fogos de artifício. Além do entretenimento, os meteoros artificiais terão aplicação científica. Pesquisadores poderão monitorar com telescópios e outros equipamentos o momento exato da queda de um meteoro. http://oglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário