> TABOCAS NOTICIAS : Economistas pioram projeção do PIB e veem juros a 14,25%

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Economistas pioram projeção do PIB e veem juros a 14,25%


UOL, em São Paulo - Economistas consultados pelo Banco Central subiram a projeção de inflação pela 15ª semana seguida nesta segunda-feira (27), e pioraram a previsão para o crescimento da economia.

Na semana passada, os analistas esperavam IPCA (Índice de Preços ao Consumidor - Amplo, o índice oficial de inflação) de 9,15%; nesta semana, a previsão já é de 9,23%.

A projeção está muito acima do limite máximo definido pelo governo. A meta é manter a alta dos preços em 4,5% ao ano, com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo (na prática, variando de 2,5% a 6,5%).

Para o PIB (Produto Interno Bruto), a previsão passou de -1,7% na semana passada para -1,76% nesta semana.

A projeção para a Selic, a taxa básica de juros, recuou de 14,5% na semana passada para 14,25% nesta semana.

Para o dólar, a projeção subiu de R$ 3,23 para R$ 3,25.

Entenda o que é o boletim Focus
Toda segunda-feira, o BC divulga um relatório de mercado conhecido como Boletim Focus, trazendo as apostas de economistas para os principais indicadores econômicos do país.

Mais de 100 instituições são ouvidas e, excluindo os valores extremos, o BC calcula uma mediana das perspectivas do crescimento da economia (medido pelo Produto Interno Bruto, o PIB), perspectivas para a inflação e a taxa de câmbio, entre outros.

Mediana apresenta o valor central de uma amostra de dados, desprezando os menores e os maiores valores. (Com Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário