> TABOCAS NOTICIAS : De praga a matéria-prima, bambu pode gerar renda para o Acre

domingo, 5 de julho de 2015

De praga a matéria-prima, bambu pode gerar renda para o Acre

Típico de áreas alagadas, o bambu é um recurso natural leve, resistente e com grande potencial econômico. Em países como China e Colômbia, entre outros, é amplamente usado pela indústria. Depois de tratado, o material pode ser usado para construir casas, pisos, decks de piscina e até embarcações.

Para aproveitar a abundância da planta no país, o Brasil está se preparando para entrar nesse mercado. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o governo estadual do Acre, está criando um centro de vocação tecnológica (CVT) para capacitação e beneficiamento do bambu em Rio Branco. 

No local, além do desenvolvimento de pesquisas, toras de bambu serão transformadas em laminados.
A escolha do local levou em conta a vocação regional. Apesar de estar presente em todo o país, a estimativa é que só na região amazônica existam 6 milhões de hectares da planta, concentrados no Acre. 

O ministério iniciou o repasse dos R$ 2,4 milhões para o estado em meados de junho. O governo do Acre está dando uma contrapartida de R$ 196 mil e será responsável pela manutenção do espaço. Leia tudo em  http://www.jb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário