> TABOCAS NOTICIAS : Cunha diz que fica na Câmara mesmo se for denunciado na Lava Jato

domingo, 26 de julho de 2015

Cunha diz que fica na Câmara mesmo se for denunciado na Lava Jato

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, descarta a possibilidade de se afastar do cargo mesmo se for encaminhado à Justiça por envolvimento na Operação Lava Jato: "A eventual denúncia, se ocorrer, terá de ser apreciada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Não cogito qualquer afastamento", disse Cunha em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

Pelo fato de ser presidente da Câmara, as denúncias contra Eduardo Cunha terão de ser analisadas pelos 11 ministros do Supremo.

O consultor da Toyo Setal e delator, Júlio Camargo, disse ao juiz Sérgio Moro, que Cunha pediu propina de US$ 5 milhões em um contrato de sonda da Petrobras. Camargo também fez a acusação ao procurador geral da República, Rodrigo Janot, que deve encaminhar a denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Eduardo Cunha ironiza a aposta contra sua queda: "Se o Planalto tivesse força para fazer alguém, o presidente teria sido Arlindo Chinaglia e não eu." Chinaglia (PT-SP) era o candidato do governo e foi derrotado pelo peemedebista.

O líder do PMDB na Câmara, deputado Leonardo Picciani (RJ), disse em nota que o partido "não aceitará especulações que visem a enfraquecer a autoridade institucional" do presidente da Casa.

O núcleo político da presidente Dilma Rousseff observa a movimentação de Cunha com cautela, porque acredita que ele usará o recesso parlamentar de julho para buscar apoio. A avaliação é que o efeito prático do rompimento de Cunha com o governo só poderá ser medido após o recesso, quando voltar a haver votação de matérias do governo em plenário.

Durante o recesso, a estratégia é buscar fortalecer o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que tinha adotado postura mais agressiva com o governo, mas que, agora, espera o governo, pode voltar a ser um importante e poderoso aliado. Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário