> TABOCAS NOTICIAS : Brasileira Jaqueline Ferreira é bronze no Levantamento de Peso

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Brasileira Jaqueline Ferreira é bronze no Levantamento de Peso

Depois de Bruna Piloto ganhar o bronze na categoria 63kg, Jaqueline Ferreira garantiu também o bronze na até 75kg (Crédito: Washington Alves/Exemplus/COB)

Se até o início da semana o Brasil nunca havia conquistado medalhas femininas no levantamento de peso nos Jogos Pan-Americanos, agora já tem duas. Depois de Bruna Piloto ganhar o bronze na categoria 63kg, nesta terça-feira Jaqueline Ferreira, finalista olímpica, garantiu também o bronze na até 75kg. Até aqui, são as duas únicas medalhas do País na modalidade em Toronto. Outras duas devem vir na quarta, no último dia de disputas. http://www.jornaldelondrina.com.br

Jaqueline quase ganhou medalha no Rio, em 2007, mas acabou perdendo o bronze no desempate - o peso corpóreo. Nesta terça, entretanto, ela chegou como favorita ao pódio e não deixou a chance escapar, ainda que tenha perdido a prata.

Jaqueline Ferreira (Crédito: Washington Alves/Exemplus/COB)
No arranco, primeira parte da competição, levantou 102kg, depois 105kg, mas falhou nos 107kg. Depois, no arremesso, teve sucesso com 125kg, mas não nos 128kg e nos 129kg. Acabou com um total de 230kg e passou a torcer contra as rivais. Foi ultrapassada pela colombiana Ubaldina Cuesta (247kg), como previsto, mas acabou perdendo posição também para a chilena Fernanda Valdés, que alcançou 230kg.

Entre os homens, Marco Túlio Gregório Machado chegou a dar a impressão que poderia brigar pela medalha. Ele foi o terceiro melhor no arranco, com 160kg, mas depois, no arremesso, não mostrou o mesmo nível dos rivais. Outros cinco atletas já entraram na competições com barras mais pesadas que a dele e o brasileiro logo foi ultrapassado.

Marco conseguiu levantar 187kg no arremesso, falhou nos 192kg, e se despediu da prova com um total de 347kg, apenas no sexto lugar e a cinco quilos do seu recorde nacional, batido no ano passado, nos Jogos Sul-Americanos. Ouro e prata ficaram com os EUA, enquanto Javier Vanega garantiu o bronze, com 361kg, longe do que o brasileiro poderia alcançar.

Mais cedo foi realizada a prova feminina até 69kg, com mais um ouro para a Colômbia. Leidy Arboleda venceu com direito a recorde pan-americano em cada um dos exercícios e na soma total. Levantou 31 quilos a mais que a segunda colocada, do Equador. O México faturou o bronze.

Pelas regras internacionais do levantamento de peso, as vagas em competições como o Pan e a Olimpíada são por país, não por evento ou por atleta. Isso significa que cada nação recebe um determinado número de credenciais, que as distribui da forma com que melhor entender.

A Colômbia teve direito à cota máxima de 13 atletas, mas as utilizou nas categorias mais leves, garantindo 13 medalhas, sendo oito de ouro, três de prata e duas de bronze. Por isso, eles não irão mais ao pódio.

O caminho fica aberto para o Brasil, que tem o favorito e atual campeão pan-americano da categoria peso pesado (+105kg), Fernando Reis Saraiva. Na categoria abaixo (até 105kg), também tem esperanças de medalha com Matheus Gregório Machado (irmão de Marco Túlio) e com Pat Mendes, um atleta que foi pego em exame antidoping quando competia pelos EUA, teve as portas fechadas por lá, e se naturalizou brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário