> TABOCAS NOTICIAS : Ratazanas gigantes farejadoras de minas terrestres estão salvando vidas em países da África

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Ratazanas gigantes farejadoras de minas terrestres estão salvando vidas em países da África

BRUNO RIZZATO 
Os ratos são normalmente classificados como pestes, mas também podem ser heróis – ao menos neste caso.

A APOPO, uma ONG belga, treina ratazanas gigantes, habilitando-as a farejar minas terrestres e infecções de tuberculose. Desde 2006, estes “ratos heróis” trabalham em campos minados de Moçambique, impedindo que mais de 13.000 minas soterradas explodissem, recuperando mais de 11 milhões de metros quadrados de terra. Eles também analisaram, com precisão de um quarto de milhão, amostras de sangue com infecções de tuberculose.

Bart Weetjens, fundador da APOPO, teve a ideia de treinar ratos farejadores há 20 anos, quando era um estudante na Universidade de Antuérpia, na Bélgica. Ele costumava criar roedores de estimação, percebendo como eram sociáveis, inteligentes e facilmente treináveis.

Weetjens queria usar sua experiência de lidar com roedores para encontrar uma resolução local para o problema das minas terrestres. Depois de uma pesquisa considerável, Weetjens escolheu utilizar a espécie Cricetomys gambianus, ratos encontrados na África. Embora ele seja considerado uma praga em muitas partes do continente, o pesquisador sabia que era a solução perfeita, por conta de sua grande inteligência e olfato extraordinário. Veja tudo aqui http://www.jornalciencia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário