> TABOCAS NOTICIAS : Mulher com apenas 18 anos, tem 144 anos de idade biológica por conta de rara condição genética

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Mulher com apenas 18 anos, tem 144 anos de idade biológica por conta de rara condição genética

Ana Rochelle Pondare, das Filipinas, acaba de celebrar seu aniversário de 18 anos, mas uma condição genética rara e fatal faz com que seu corpo envelheça dez vezes mais rápido do que o normal. Os médicos disseram que, biologicamente, ela é já tem 144 anos.

A maioria das pessoas que sofrem de Progeria – também conhecida como síndrome de Huntchinson-Gilford – morre aos 14 anos de idade. O marco alcançado por Ana foi motivo de comemoração, em uma festa onde ela usou três vestidos de princesa e sentou em um enorme trono.

Em 2011, durante uma entrevista à CNN iReport, ela chegou a dizer que não se sentia uma garota completa, por conta de sua condição."Os médicos disseram que eu estou envelhecendo muito rápido e minha vida aqui na Terra é curta. Depois de 15 anos, eu vou morrer”, ela chegou a afirmar. Ana Pondare desafiou o prognóstico e o feito foi comemorado pela família e pelos amigos, por ela ser uma das poucas pessoas com Progeria a alcançar tal idade.

Um dos desejos de aniversário de Ana era conhecer sua cantora preferida, que também é atriz e personalidade televisiva, nas Filipinas, Sarah Geronimo. A atriz se encontrou com a jovem e até tirou uma selfie, agradecendo Ana Pondare por “proporcionar alegria e esperança às pessoas”.

De acordo com a Fundação de Pesquisa para Progeria, há 80 crianças ao redor do mundo afetadas pela síndrome, com apenas dois casos relatados nas Filipinas. Ela é causada pela mutação no gene LMNA, que produz uma proteína chamada Lamin A. Ela apoia a membrana que envolve o núcleo das células.

Com a mutação causada pela síndrome, uma versão anormal da Lamin A é criada, causando instabilidade no interior das células, causando danos ao núcleo. Dessa forma, há uma degeneração progressiva, matando as células de forma prematura.

O cirurgião Pierre R. Clero, ajudou Ana Pondare a prolongar sua vida, recomendando uma dieta especial para evitar a degeneração tão rápida e cremes para a pele. Fonte: DailyMail / Minha Vida Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário