> TABOCAS NOTICIAS : Vacinação contra gripe começa nesta segunda

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Vacinação contra gripe começa nesta segunda

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A vacinação gratuita contra a gripe começa dia 4 de maio, segunda-feira, em todo o Brasil.
Vão ser 54 milhões de doses para a imunizar 49,7 milhões de brasileiros que fazem parte do grupo prioritário por ter maior risco de complicações por conta da doença. 
A meta é garantir a vacinação de 80% do público-alvo, 39,7 milhões de pessoas, até o fim da campanha, em 22 de maio. Com informações da Portal da Saúde

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). 

São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Beneficiados
O público-alvo da campanha é formado por:

crianças de seis meses a menores de cinco anos
pessoas com 60 anos ou mais
trabalhadores da saúde
povos indígenas
gestantes
puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
população privada de liberdade (presos e menores apreendidos)
e os funcionários do sistema prisional

Também serão vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis, ou com outras condições clínicas especiais. 

A definição dos grupos prioritários segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde, além de ser respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, cujo principal agente os vírus da gripe. 

Segurança
“O nosso objetivo com a Campanha de Vacinação é reduzir ao máximo as complicações causadas pela gripe. A vacina que oferecemos no SUS é muito segura e é fundamental para evitar internações, além de reduzir em até 75% o número de óbitos. Por isso, esta mobilização nacional se mostra decisiva para garantir a proteção da população mais vulnerável aos vários tipos de gripe presente no país", informou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. 

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto.

Reações
Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e enrijecimento. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário