> TABOCAS NOTICIAS : Se estivesse vivo, o 'Rei do Reggae' completaria 70 anos em 2015

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Se estivesse vivo, o 'Rei do Reggae' completaria 70 anos em 2015

Sem os obstáculos e as controvérsias de sua vida pessoal, o cantor de reggae Bob Marley, que completaria 70 anos nesta sexta-feira (6) caso estivesse vivo, poderia não ter se tornado o artista de renome mundial que ainda "sobrevive" na atualidade, afirma de um de seus mais reconhecidos biógrafos. "O conheci em 1979, quando viajei por umas semanas à Jamaica para entrevistá-lo. E posso lhe dizer que ele estava estranho, cansado, exausto. Trabalhava muito", lembra Chris Salewicz, autor de "Bob Marley: The Untold Story" (Bob Marley: a história não contada, em livre tradução).

Em entrevista à Agência Efe, o escritor britânico afirma que a lenda jamaicana, que morreu de câncer em 1981, aos 36 anos, era "humanitário" e "altamente produtivo".

O espírito revolucionário de Bob Marley remonta aos anos 60, quando o cantor, autor de clássicos com temática social como "No Woman, no Cry", viajou várias vezes aos Estados Unidos para visitar sua mãe, que tinha se mudado para o Estado de Delaware em busca de uma vida melhor.

"Ela trabalhou numa fábrica de carros. Nesse tempo, a segregação racial era muito forte", relata o biógrafo, explicando que a situação social americana inspirou muitas das letras compostas por Marley e depois gravadas em parceira com a banda The Wailers, em 1970, quando retornou à ilha caribenha.

Naquela época, indica Salewicz, "o pensamento de Marley mudou". As músicas passaram a incluir a tema da justiça social, ao mesmo tempo em que ele adotava totalmente o estilo de vida rastafári, uma religião que promove a supremacia negra.  Leia mais em: http://zip.net/bwqKpm

Nenhum comentário:

Postar um comentário