> TABOCAS NOTICIAS : Premiê de Luxemburgo é primeiro líder gay da União Europeia a se casar

domingo, 17 de maio de 2015

Premiê de Luxemburgo é primeiro líder gay da União Europeia a se casar

Visto no G1 - Primeiro-ministro se casou com o arquiteto belga Gauthier Destenay. Luxemburgo passa imagem "de um país avançado", disse premiê belga.

O primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, liberal, casou nesta sexta-feira com seu parceiro, tornando-se o primeiro líder da União Europeia (UE) a se unir legalmente com uma pessoa do mesmo sexo.
O primeiro-ministro, de 42 anos, havia anunciado em agosto de 2014 a intenção de se casar com Gauthier Destenay, um arquiteto belga com quem estava unido por contrato de união civil desde 2010.
"Me pediu e eu disse que sim", declarou ao Los Angeles Times.
A cerimônia civil ocorreu às 16h00 locais (11h00 de Brasília) na prefeitura da capital de Luxemburgo e foi presidida por Lydie Polfer, prefeita da capital do Grão-Ducado e madrinha política de Xavier Bettel.
O primeiro-ministro, vestido com um terno azul marinho, e seu companheiro, de cinza escuro, trocaram as alianças, aplaudidos por uma centena de pessoas.
"Obrigado a todos os luxemburgueses", disse Bettel depois de receber junto ao marido uma chuva de arroz.
O primeiro-ministro belga, Charles Michel, que estava entre os convidados, disse que assistiu ao casamento de um colega, acrescentando que era um grande momento para Bettel.
"Luxemburgo está passando a imagem de um país avançado em temas sociais. É uma mensagem enviada num momento em que a homofobia aumenta na Europa", acrescentou Michel.
O casamento homossexual foi aprovado pelo Parlamento de Luxemburgo em junho de 2014 e o primeiro casamento ocorreu em 1º de janeiro de 2015.
Embora o casal quisesse ser discreto, o casamento do jovem primeiro-ministro é considerado uma "mensagem bonita, um sinal" da evolução da sociedade de Luxemburgo, um país católico, comentou Bernard Baumgarten, diretor do centro de criação coreográfica de Luxemburgo à RTBF, a televisão pública belga.
Bettel foi nomeado chefe de Governo no fim de 2013, após 18 anos de "reinado" de Jean-Claude Juncker, líder do partido social-cristão, no poder de forma quase ininterrupta desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
O primeiro-ministro governa em aliança com outros dois partidos laicos, os socialistas e os verdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário