> TABOCAS NOTICIAS : Pelé passa por cirurgia na próstata em São Paulo; quadro é "estável"

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Pelé passa por cirurgia na próstata em São Paulo; quadro é "estável"

Gustavo Franceschini*Do UOL, em São Paulo*Jorge Olavo / UOL
Pelé durante entrevista no começo do ano; Rei do Futebol está internado
Pelé foi submetido, nesta quinta-feira, a uma cirurgia na próstata no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Depois de exames de rotina, a equipe médica decidiu fazer uma ressecção transuretral da próstata. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o ex-jogador está em estado estável, mas segue internado. 

Segundo a assessoria de imprensa do jogador, Pelé deu entrada no hospital na manhã desta quinta para exames de rotina e nenhum procedimento estava previsto. A ressecção transuretral da próstata consiste na remoção parcial ou total de possíveis obstruções da passagem da urina. A retenção do líquido favorece um possível quadro de infecção urinária, problema que já afetou o ex-jogador há alguns meses. 

"O canal da urina passa no meio da próstata. Quando ela cresce pode obstruir e causar retenção de urina. A bexiga, que é uma espécie de caixa d'água, passa a não esvaziar corretamente. E essa urina residual facilita o quadro de infecção urinária", disse Aguinaldo Nardi, diretor da Sociedade Brasileira de Urologia, que explica o que é exatamente o procedimento feito em Pelé. 

"Dependendo do grau da hiperplasia [quadro de retenção de líquido], é indicado fazer cirurgia e um dos tipos é a ressecção transuretral, que consiste em cortar a próstata por dentro da uretra. Não é retirar a próstata, é fazer raspagem da parte que está obstruindo. E aí o paciente volta a ter um fluxo urinário normal", completa Nardi.

O hospital também não dá previsão de alta, mas segundo Nardi a cirurgia é simples e não deve manter o ex-jogador internado por mais de dois dias. Pelé tem 74 anos de idade e passou por um susto no fim do ano passado, quando teve duas internações por conta de uma infecção generalizada. Na segunda delas, chegou a ficar com quadro de suspeita de sepse (infecção generalizada) e foi colocado em hemodiálise.

No processo, revelou-se que o ex-jogador não possui um dos rins, retirado nos anos 1970, quando ele ainda atuava nos Estados Unidos. Quando o órgão remanescente voltou a agir normalmente, porém, ele recebeu alta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário