> TABOCAS NOTICIAS : Para brasileiro, é hora de frear compras parceladas

terça-feira, 5 de maio de 2015

Para brasileiro, é hora de frear compras parceladas

Do R7-Brasileiro está sentindo mais dificuldade para conseguir crédito / Thinkstock
O brasileiro está mais receoso em assumir dívidas este ano. É o que mostra uma pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), divulgada nesta segunda-feira (4). Segundo o levantamento, 53% dos entrevistados pretendem diminuir o número de compras parceladas. O ano deve ser difícil na economia para 47% das pessoas ouvidas. Motivo que justifica a cautela na hora de gastar.

A pesquisa destacou ainda que a preocupação com a economia atinge principalmente as classes A e B e pessoas com mais escolaridade. Foram ouvidas 642 pessoas nas 27 capitais brasileiras.

Com a inflação pesando cada vez mais no orçamento das famílias, é natural que se cortem os gastos considerados extras. É isso que 56% dos entrevistados vão fazer. A pesquisa também mostrou que uma parcela dos brasileiros (12%) vai ter mais dificuldades para guardar dinheiro.

Para 57% das pessoas ouvidas, as taxas de juros serão mais altas do que em 2014. O governo já deu um sinal claro disso na semana passada, quando a Selic (taxa básica de juros) foi elevada para 13,25% ao ano. Economistas esperam que esse índice suba, pelo menos, mais 0,25 ponto percentual.

Três em cada dez entrevistados também já sentem que está mais difícil conseguir crédito em 2015. Esse fator contribui diretamente para que os consumidores desistam do parcelamento e optem pelo pagamento à vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário