> TABOCAS NOTICIAS : Mulher transforma barraco em creche para ajudar mães

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Mulher transforma barraco em creche para ajudar mães

Foto: reprodução/Uniceub/Youtube
Às vezes a ajuda vem dos mais necessitados.
Uma senhora que mora em uma área carente do Distrito Federal, chamada Estrutural - onde existe o maior lixão da região - transformou o barraco onde vive em uma creche para ajudar mães que precisam trabalhar. Com informações do AgenciaUniceub

Ela teve a ideia depois que viu as crianças no lixo, procurando alimento perto de casa.
Dona Maria de Nazaré Almeida, de 50 anos, resolveu dar comida para elas e depois disso começou a parecer cada vez mais criança para ela cuidar. 
Ela não cobra nada pelo serviço e mantém a creche com doações.

A dona de casa Maria de Nazaré hoje cuida de 25 crianças, de um ano e meio até oito anos de idade, das 8 horas da manhã até o final de tarde. E revela que não tem condição de pegar outras que também precisam.

Mãe de dois filhos e 3 netos, Nazaré quer dar um novo futuro para essas crianças pobres e se sente realizada de poder ajudar de alguma forma. 

“Muitos eu já arranjei escola, eu já consegui mudar os que tinham uma cabeça que dizia que ia ser bandido. Hoje estão tudo na escola", contou à agencia Uniceub.

Lá as crianças brincam, pintam, vão ao barquinho, tomam café, almoçam e têm a merenda.

Dificuldades
Por depender de doações, a situação na creche é instável. Tem dia que há comida, em outros falta. 
Normalmente, Nazaré recebe cestas básicas do pessoal da igreja. 

“Não é todo dia que tem doação não, quem dera”, afirmou. “Só de saber que essas crianças vão pra casa hoje de barriguinha cheia, que não vão chorar com fome, fico menos preocupada”, finaliza Nazaré.

“Tem vezes que passa a semana sem aparecer nada, por exemplo, amanhã não tenho dinheiro para comprar carne, não tenho biscoito para dar pra eles de manhã”, lamenta.

"No dia que tinha bastante leite, faltou pão. Estava pensando em fazer bolinho de chuva para o dia seguinte, mas iria acabar todo o óleo que tinha acabado de conseguir. 

Ela lembra que nas segundas-feiras aparecem crianças que não comeram durante o final de semana e chegam famintas.

A Estrutural, onde fica a creche de Nazaré, é o lugar onde as mulheres ganham menos no DF (R$ 686,42), segundo uma pesquisa recente da Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal) sobre desigualdade.

A creche fica na comunidade de Santa Luzia na Cidade Estrutural a menos de 20 km do Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário