> TABOCAS NOTICIAS : LER e DORT são tratadas como problema de saúde pública

domingo, 17 de maio de 2015

LER e DORT são tratadas como problema de saúde pública

As lesões causadas no ambiente de trabalho são o segundo maior motivo de afastamento dos empregados no Brasil. Cerca de 40% das doenças estão relacionadas às lesões provocadas por atividades repetitivas, denominas como as Ler/Dort - Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Sendo 21,8% no ombro, 13,85% sinovite e tenossinovite e 6,93% dorsalgia, segundo pesquisa realizada pelo INSS.

O Ministério Público faz um alerta as empresas com as devidas práticas de suas atividades e com a necessidade do ambiente estar em boas condições, garantindo a satisfação de vida do colaborador. A qualidade dos móveis para escritório, a carga horária de trabalho excessiva e os riscos ergonômicos que geram danos fisiológicos e psicológicos aos funcionários, podem ser fatores determinantes para possíveis doenças do trabalho. Segundo o Ministério Público ter a consciência do repouso com pausas para descanso e alongamento, é fundamental para o bom desempenho do funcionário. Os danos fisiológicos são o grande problema do baixo rendimento e de maus resultados da empresa.

Devido à gravidade do caso, as lesões foram reconhecidas, a partir de 2000, como questões de saúde pública. Com o intuito de alertar as empresas sobre os cuidados necessários, em fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Combate a Ler/Dor. Além da qualidade fornecida pela empresa, é necessário que o funcionário se atente ao seu limite e ao seu comportamento dentro do ambiente corporativo como, principalmente, o modo de sentar, que é o grande aliado para os problemas de coluna. 

A Superintendência da Vigilância em Saúde ressalta ainda, a importância das empresas em notificar os problemas existentes pelo Sistema de Informação e Agravos de Notificação (Sinan), criado para calcular as taxas de incidência de todas as doenças, visando melhorias, uma vez que as ocorrências apresentaram maiores registros nos últimos meses. 

Muitos colaboradores não sentem a vontade em relatar sua queixa, com receio de serem prejudicados e tendo como consequencia, a automedicação e o agravamento da doença. Para tanto, a Secretaria da Saúde do Trabalho ressalta a importância de um bom relacionamento entre o empregador e o empregado visando diminuir a gravidade dos problemas existentes.  Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário