> TABOCAS NOTICIAS : Japão investe em megaplataformas solares de energia na água

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Japão investe em megaplataformas solares de energia na água

Veja a real dimensão do projeto, num sobrevoo sobre uma das plataformas: https://www.youtube.com/watch?v=2AX0qvnjSnM
Com informações do PlanetaSustentável - O Japão deu a volta por cima, depois do terremoto e do tsunami que atingiram o Japão em 2011 e provocaram a explosão da usina nuclear de Fukushima.
O país tem investido fortemente em outras fontes energéticas, principalmente renováveis.
Um dos resultados foi a inauguração de duas megaplataformas solares – e flutuantes – na cidade de Kato, na província de Hyogo. Juntas, as plataformas possuem 11.265 módulos solares. Foto: divulgação/Kyocera
Construídas em apenas 7 meses - ficaram prontas em março - elas foram instaladas sobre dois reservatórios de água: Nishihira e Higashihira. 

As plataformas vão gerar cerca de 3,300 megawatt hora (MWh) por ano, volume que suprirá a demanda anual de eletricidade de aproximadamente 920 residências.

A energia produzida pela planta será vendida para a companhia de eletricidade local.

O mais interessante do projeto é que estudos realizados pelos pesquisadores da empresa de tecnologia Kyocera mostram que a instalação de plataformas solares sobre reservatórios de tratamento de água traz importantes benefícios para ambos:

- sistemas flutuantes de produção de energia solar geram mais eletricidade do que aqueles montados sobre o solo ou telhados devido ao efeito de resfriamento da água;

- a sombra da plataforma reduz a evaporação de água do reservatório e o crescimento de algas;

- plantas solares flutuantes são 100% recicláveis, já que utilizam polietileno de alta densidade, que pode resistir a raios ultravioletas e à corrosão.

Por último, as estruturas foram projetadas para suportar estresses físicos extremos, incluindo terremotos e furacões, bastante comuns na Ásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário