> TABOCAS NOTICIAS : Idoso que malha pode viver 5 anos a mais

sábado, 16 de maio de 2015

Idoso que malha pode viver 5 anos a mais

Foto: Thinkstock
Avise aos seus pais e avós: idosos que fazem exercícios físicos podem viver 5 anos a mais.
Um estudo recente da Universidade de Oslo descobriu que caminhar e malhar pode ser tão eficiente quanto parar de fumar, para aumentar a expectativa de vida.
Os pesquisadores acompanharam 5.700 noruegueses, com idades entre 68 e 77 anos, durante 12 anos. 
E uma das conclusões do estudo foi a de que os idosos que praticavam ao menos três horas de atividades físicas por semana viveram cerca de cinco anos a mais do que os sedentários. Com informações da BBC

Assim, a prática de meia hora de exercícios, seis dias por semana, está ligada a uma redução de 40% no risco de morte em idosos.

Publicado no British Journal of Sports Medicine, o estudo mostrou que qualquer tipo de exercício – seja leve ou intenso – tem impacto na expectativa de vida.

“Estratégias públicas de saúde deveriam incentivar idosos a fazerem atividades físicas, da mesma maneira que há campanhas contra o tabagismo”, disseram os pesquisadores. 

Motivo
“Fazer atividades físicas regulares, seja em que idade for, é benéfico para a saúde de seu coração e isso faz você viver mais tempo”, disse Julie Ward, da British Heart Foundation.

“Nossa mensagem é: qualquer 10 minutos de exercício conta. Então, simplifique e mude sua rotina para ter uma vida mais ativa.”

Segundo o levantamento da ONG, 69% dos adultos não fazem exercícios em Portugal, 55% na Polônia, 46% na França, 44% no Reino Unido, 34% na Croácia, 26% na Alemanha, e 14% na Holanda.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 48,7% das pessoas com mais de 18 anos não são suficientemente ativos. 
A meta do ministério é reduzir esse percentual para 10% até 2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário