> TABOCAS NOTICIAS : Ianomâmis podem curar nossas doenças: bactérias

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Ianomâmis podem curar nossas doenças: bactérias

Foto: AFP
Você sabia que os índios Ianomâmi são o grupo humano com a maior diversidade microbiana no mundo?
O sistema imunológico deles é mais forte: possui mais micro-organismos que o das outras etnias. 

E isso pode ajudar a salvar o homem branco. As bactérias encontradas nos ianomâmis poderão servir para combater vírus, ou prevenir a formação de cálculos renais, por exemplo.
Foi o que descobriu um grupo de cientistas norte-americanos e venezuelanos, de acordo com a revista Science Advances.

Ao contrário do Brasil, que pouco se importa com a sabedoria indígena, cientistas dos EUA e Venezuela foram estudar os ianomâmis.

Eles sequenciaram o DNA deles, uma etnia isolada que vive nas selvas da Venezuela e do Brasil.

Eles analisaram as bactérias presentes em sua pele, boca e intestinos e confirmaram que os ianomâmis são o grupo humano com a maior diversidade microbiana no mundo.

Motivo
O artigo publicado pela revista Science Advances explica que essa singularidade se deveria ao contato escasso com outros povoados e as suas condições de vida primitiva.

Isso significa que eles não perderam a riqueza original da flora intestinal e epidérmica, como acontece com as sociedades industrializadas, nas quais a alimentação, os antibióticos e o estilo de vida afetaram e transformaram o microbioma dos indivíduos.

A particularidade dos índios Ianomâmi poderá ser uma fonte inesperada de avanço científico, dando soluções até hoje desconhecidas para doenças comuns nas sociedades industrializadas. 

Os cientistas garantiram que todas as amostras tiradas foram devolvidas à tribo em respeito às suas crenças. Com informações do History e Science

Nenhum comentário:

Postar um comentário