> TABOCAS NOTICIAS : Fotos na internet dão demissão por justa causa a funcionário

sábado, 9 de maio de 2015

Fotos na internet dão demissão por justa causa a funcionário

A Justiça do Trabalho do Ceará considerou justa a demissão de um rapaz que estava em licença médica. Ele postou fotos na internet em que aparecia se divertindo.
Na turística região metropolitana de Fortaleza um hotel começou a desconfiar das frequentes faltas de um funcionário. Para os chefes ele dizia que estava doente. Nas redes sociais, a história era outra.

“Churrascos, festas, inclusive com ingestão de bebidas alcoólicas, comportamento que não se coaduna de forma alguma com a situação de enfermidade”, diz Bruno Almeida, advogado do hotel.

As informações do perfil do funcionário viraram provas no processo e a Justiça do Ceará homologou a demissão por justa causa. Para uma juíza do trabalho de São Paulo, essa é uma tendência que deve aumentar.

“Nós já vemos chegando ações que tenham prova documental utilizando posts de empregados, de seu perfil nas redes sociais”, diz Soraya Galassi Lambert, juíza do trabalho.

Se já tem gente perdendo emprego pelo que faz na internet, o que é mais comum ainda são pessoas que não conseguem o trabalho que queriam pelo que dizem nas redes sociais. Hoje, 40% das empresas já admitem que dão uma bisbilhotada no perfil do candidato antes de fazer uma contratação.

A pesquisa de uma empresa de recrutamento mostra que em 2011 menos de 15% das empresas faziam essa checagem. Em 2013, o percentual já havia subido para 23%. Até atingir os 40% no ano passado.

“Na entrevista de trabalho as pessoas se preparam, estudam a empresa, estudam como que ela vai se vender. E muitas vezes, quando ela está conversando com seus amigos, ela não tem essa preocupação e acaba se abrindo, sendo até mais transparente com relação às suas atitudes, seus valores, seus pensamentos”, diz Luís Guilherme Testa, diretor de pesquisa da Catho.

Então se você estiver procurando um emprego, já sabe: para algumas empresas, você é aquilo que posta nas redes sociais.  Fonte: Com informações do G1* Por: Marilia Bezerra / http://180graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário