> TABOCAS NOTICIAS : Exame detecta até 86% de casos de câncer de ovário

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Exame detecta até 86% de casos de câncer de ovário

James Gallagher*Editor de Saúde da BBC News*Thinkstock
Um estudo britânico sugere que exames de sangue regulares podem detectar 86% dos casos de câncer no ovário de forma precoce.

Exames feitos durante dez anos em mais de 46 mil mulheres britânicas sugerem que este tipo de tumor pode ser detectado em um estágio inicial da doença.

O câncer de ovário pode ser fatal pois, frequentemente, é diagnosticado muito tarde.

A doença é de difícil de ser diagnosticada pois seus sintomas - dores abdominais, inchaço persistente e dificuldades para se alimentar - também são comuns em outros males.

Mas exames de sangue podem detectar variações nos níveis da substância CA125, produzida por tumores no ovário.

Para o estudo, o grupo de pesquisadores britânicos UK Collaborative Trial of Ovarian Cancer Screening fez exames de sangue anuais em mulheres que já tinham passado pela menopausa.

Os cientistas checavam alterações nos níveis do CA125 durante os testes. Quando os níveis subiam, as mulheres eram encaminhadas para mais exames, incluindo um ultrassom.

Os resultados dos testes, publicados na revista especializada "Journal of Clinical Oncology", mostraram que 86% dos casos de câncer foram detectados a partir dos exames de sangue.

"(O resultado) É bom, mas o importante é se detectamos o câncer cedo o bastante para salvar vidas, esperamos ter feito isto", disse à BBC o professor Usha Menon, do University College de Londres, que participou da pesquisa.

Os dados sobre os casos de morte entre as 46 mil mulheres examinadas serão divulgados ainda em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário