> TABOCAS NOTICIAS : Equipe da BBC é presa no Qatar por reportagem sobre a Copa-2022

terça-feira, 19 de maio de 2015

Equipe da BBC é presa no Qatar por reportagem sobre a Copa-2022

Estádios da Copa do Mundo de 2022
Estádio Al Rayyan terá capacidade para 40 mil pessoas e contará com ar condicionado para maior conforto de jogadores e torcedores.. Leia mais Divulgação
Do UOL, em São Paulo
A preparação para a Copa do Mundo de 2022, que acontecerá no Catar, segue dando polêmica. Um repórter da rede de televisão britânica da BBC, enviado ao país para examinar as condições de trabalhadores responsáveis pela infraestrutura da competição, foi preso e ficou mais de 24 horas detido. Mark Lobel, juntamente com colegas que o acompanhavam na cobertura, na capital Doha, filmavam um grupo de funcionários do Nepal quando foram detidos.

A BBC não precisará pagar qualquer multa, mas os equipamentos dos jornalistas e os pertences pessoais foram confiscados e não serão devolvidos. Por meio do site da rede de televisão britânica, Lobel relatou o ocorrido e afirmou que a detenção foi "dramática".

"De repente, oito carros nos cercaram e nos levaram. Uma dúzia de oficiais de segurança nos revistou e gritou conosco quando tentamos falar. Eles nos tiraram nossos equipamentos e computadores e nos dirigiram até sua sede. Mais tarde, na delegacia de polícia principal da cidade, o câmera, tradutor, motorista e eu fomos interrogados separadamente por oficiais de inteligência. O questionamento era hostil".

Esta não é a primeira vez que jornalistas têm problemas com as autoridades do Catar. No último mês de março, um repórter de uma televisão alemã e seu colega foram detidos durante uma transmissão ao vivo de uma área altamente habitada por trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário