> TABOCAS NOTICIAS : DIA DO ENFERMEIRO - 12 DE MAIO

terça-feira, 12 de maio de 2015

DIA DO ENFERMEIRO - 12 DE MAIO

Instituído pelo Presidente Getúlio Vargas através de decreto-lei em 1938, o Dia Mundial do Enfermeiro é comemorado em 12 de maio, dia em que nasceu Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.

A profissão também é homenageada na Semana Brasileira de Enfermagem, instituída pelo presidente Juscelino Kubitschek por decreto-lei. De 12 a 20 de maio, os conselhos regionais de enfermagem promovem encontros, palestras e outras atividades para avaliar e divulgar a profissão.


A principal tarefa do enfermeiro é assistir os doentes, no sentido de promover sua recuperação. Auxiliar direto do médico, cuida dos pacientes internados em hospitais e/ou clínicas, observando seu estado geral.

Também chefia os técnicos em enfermagem e controla o uso do material médico-hospitalar, fazendo com que os medicamentos sejam ministrados conforme a prescrição médica.

O enfermeiro também pode atuar no atendimento domiciliar a pacientes idosos, acidentados ou acometidos por doenças crônicas. Deve cuidar de sua higiene e bem-estar, além de se responsabilizar pela aplicação de remédios, quando necessário.

No Brasil
Pioneira na profissão no Brasil, Ana Justina Ferreira, ou Ana Néri, tem um significado especial para os profissionais de enfermagem. Assim como Florence Nightingale, rompeu com os preconceitos da época que não permitia à mulher trabalhar fora de casa. Leia tudo em http://www.portalescolar.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário