> TABOCAS NOTICIAS : DIA DO CARTÓGRAFO - 06 DE MAIO

quarta-feira, 6 de maio de 2015

DIA DO CARTÓGRAFO - 06 DE MAIO

A profissão
A cartografia (carto = mapa + grafia = descrição), é a arte ou ciência de compor cartas geográficas. O engenheiro cartográfico é o profissional que desempenha essa atividade. A cartografia é uma especialidade da engenharia, que se ocupa da aquisição, processamento, visualização e análise da informação nas formas analógica e digital.

O engenheiro cartógrafo é especialista em coleta, armazenamento, recuperação, medição, processamento e análise de dados e informações necessários à representação adequada dos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre.

Com base em informações sobre solo, relevo, recursos hídricos, vegetação, clima, densidade populacional e demografia, o engenheiro cartógrafo elabora mapas de cidades, países e continentes, plantas topográficas, cartas náuticas, aeronáuticas e de navegação aérea ou marítima.

A profissão de engenheiro cartógrafo é das mais antigas, remontando suas origens ao ano de 1810, quando foi criada a Academia Real Militar, embrião da Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil. A principal diferença entre os primeiros profissionais e os engenheiros cartógrafos da atualidade é o uso da tecnologia em seu trabalho. A formação desse profissional é caracterizada por um aspecto dinâmico em relação a uma constante atualização, devido ao avanço tecnológico e modernização de equipamentos e técnicas aplicadas.

Curso
O curso de graduação em engenharia cartográfica dura, em média, cinco anos. A maior parte é teórica, incluindo disciplinas básicas como cálculo, desenho, física, matemática e química. Há também as disciplinas mais específicas como geodésia, astronomia de posição, sensoriamento remoto, aerofotogrametria, entre outras.

O campo de trabalho do engenheiro cartógrafo inclui: empresas de produção cartográfica, concessionárias de serviços públicos, prefeituras, Secretarias de Estado, institutos de terras, institutos de planejamento, universidades

No Brasil
A cartografia desenvolveu-se no Brasil a partir da Segunda Guerra Mundial em função dos interesses militares. Instituições como os atuais Instituto Cartográfico da Aeronáutica (ICA), Diretoria do Serviço Geográfico do Exército (DSG) e Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), foram as principais responsáveis pela execução da Cartografia Sistemática do País, com o objetivo de mapear todo o território nacional. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-do-cartografo-06-de-maio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário