> TABOCAS NOTICIAS : DIA DO APICULTOR - 22 DE MAIO

sexta-feira, 22 de maio de 2015

DIA DO APICULTOR - 22 DE MAIO

O apicultor também é conhecido como "abelheiro" ou "colmeeiro" e cria abelhas por hobby ou para comercializar os produtos que são extraídos da colméia como mel, cera, própolis e geléia real.

Apicultura
A apicultura constitui uma das atividades mais lucrativas da pecuária, principalmente pelo clima brasileiro ser favorável ao cultivo. Outro fator favorável é a extensa flora brasileira com inúmeras plantas nectaríferas e poliníferas. 

Cultura antiga
As abelhas existem há pelo menos 42 milhões de anos e há registros que situam o aparecimento da apicultura em 2.400 a.C. no Antigo Egito. Entretanto, pesquisadores localizaram colméias de barro de 3.400 a.C. na Ilha de Creta.

Padre Antônio Carneiro trouxe as primeiras colméias para o Brasil no século XIX. O objetivo era o de utilizar a cera na produção de velas. E as abelhas africanas forma trazidas em 1956 para aumentar a produtividade de mel das colméias que aqui existiam. 

A apicultura no Brasil
A criação de abelhas é bem antiga no Brasil, porém o desenvolvimento dessa atividade só ocorreu a partir de 1955, quando foi realizado em São Paulo a 1ª Semana de Apicultura e Genética de Abelhas.

Com a vinda das abelhas africanas para o Brasil em 1956, os apicultores perderam apiários devido à ferocidade com que elas atacavam outras espécies e as transformavam em espécies agressivas.

Hoje em dia, o cenário se modificou graças à introdução de técnicas para o correto manejo dos apiários. Outro fator foi a ampliação do mercado apicultor, proporcionada pela crescente demanda por produtos naturais e saudáveis como o mel e seus derivados. Leia mais em http://www.portalescolar.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário