> TABOCAS NOTICIAS : DIA DAS TELECOMUNICAÇÕES - 17 DE MAIO

domingo, 17 de maio de 2015

DIA DAS TELECOMUNICAÇÕES - 17 DE MAIO

O nome "telecomunicações" significa comunicações à distância, ou seja, tele (do grego têle = ao longe) + comunicações. No mundo atual, de relações internacionais cada vez mais estreitas e dependentes e, portanto, cada vez mais necessárias do ponto de vista social e econômico, as comunicações se apresentam como um domínio de extrema força.

São importantes caminhos para a propagação de ideologias e culturas, aproximando povos que vivenciam tanto realidades semelhantes quanto radicalmente diferentes.

Representada pelas chamadas infovias (rodovias da informação), a telecomunicação segue transpondo todas as barreiras e fronteiras possíveis. Satélites artificiais, fibra ótica, levam mensagens em forma de som, imagens ou dados informáticos, viabilizando a transmissão de um fato ou documento para vários lugares ao mesmo tempo. Mas, que bobagem, isso não é nada. É apenas a nossa realidade. A realidade do século XXI.

No início
O primeiro aparelho moderno de telecomunicação foi o telégrafo. Como no século XIX já eram conhecidas as leis da eletricidade e do eletromagnetismo, foi possível a Samuel Morse registrar, em 1840, a patente do telégrafo. Baseado em um código binário de pontos e traços (o chamado Código Morse), mensagens eram enviadas rapidamente a grandes distâncias. O método foi logo aceito no mundo todo.

Algum tempo após, em 1866, um cabo transatlântico já ligava a Europa à América, funcionando regularmente sem problemas. Não foi preciso mais que dez anos, após essa data, para que Alexander Graham Bell patenteasse o primeiro telefone. Também ainda naquele século, no ano de 1890, Heinrich Hertz fez uma descoberta importantíssima: as ondas eletromagnéticas, que contribuíram para a radiodifusão que viria a ser implantada futuramente. Era apenas o começo. Leia mais em  http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-das-telecomunicacoes-17-de-maio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário