> TABOCAS NOTICIAS : Cientistas criam tipo de concreto que se conserta sozinho

sábado, 9 de maio de 2015

Cientistas criam tipo de concreto que se conserta sozinho

O bioconcreto vem com bactérias embutidas que se alimentam de água para preencher rachaduras e pequenos buracos. 

Não são poucos os buracos que encontramos nas calçadas quando andamos pela rua. 

Feitas de concreto, elas racham e se desgastam facilmente, exigindo que um grande esforço seja voltado para sua manutenção. 

Uma descoberta de cientistas holandeses pode, contudo, mudar esse panorama: um tipo de concreto que se conserta sozinho.

Trata-se de um bioconcreto com bactérias internas que podem preencher pequenas rachaduras e buracos. Ativadas por água, elas se alimentam de uma mistura de cálcio, oxigênio e dióxido de carbono, que podem ser encontrados na mistura do concreto, para produzir um tipo de calcário. 

Henk Jonkers, um dos cientistas envolvidos no projeto, explica que a água é uma ameaça para a estabilidade do concreto, porque entra nas rachaduras e leva produtos químicos agressivos com ela. Considerando que as bactérias internas necessitam de água para começar seu trabalho, a solução, segundo ele, é um ajuste natural. 

Para encontrar bactérias que suportassem o ambiente de pH elevado do concreto, os cientistas pesquisaram em lagos “ácidos” da Rússia e do Egito. Além disso, era necessário que elas pudessem permanecer dormentes por anos sem morrer. 

Para mantê-las longe da fonte de alimentação até que seja necessário, os holandeses separaram bactérias e alimentos em pastilhas pequenas, que só são ativadas quando a água toca o concreto rachado.  Fonte: Mirror

Nenhum comentário:

Postar um comentário