> TABOCAS NOTICIAS : Blogueiro britânico diz que brasileiros exageram na rejeição ao Brasil

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Blogueiro britânico diz que brasileiros exageram na rejeição ao Brasil

Adam Smith
Estudante de Oxford e blogueiro do 'Para Inglês Ver'
BBC BRASIL - Pouco depois de chegar a São Paulo, fui a uma loja na Vila Madalena comprar um violão. O atendente, notando meu sotaque, perguntou de onde eu era. Quando respondi "de Londres", veio um grande sorriso de aprovação. Devolvi a pergunta e ele respondeu: 'sou deste país sofrido aqui'.

Fiquei surpreso. Eu - como vários gringos que conheço que ficaram um tempo no Brasil - adoro o país pela cultura e pelo povo, apesar dos problemas. E que país não tem problemas? O Brasil tem uma reputação invejável no exterior, mas os brasileiros, às vezes, parecem ser cegos para tudo exceto o lado negativo. Frustração e ódio da própria cultura foram coisas que senti bastante e me surpreenderam durante meus 6 meses no Brasil. Sei que há problemas, mas será que não há também exagero (no sentido apartidário da discussão)?

Saiba mais sobre o blog 'Para Inglês Ver'
Tem uma expressão brasileira, frequentemente mencionada, que parece resumir essa questão: complexo de vira-lata. A frase tem origem na derrota desastrosa do Brasil nas mãos da seleção uruguaia no Maracanã, na final da Copa de 1950. Foi usada por Nelson Rodrigues para descrever "a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo". Leia mais em: http://zip.net/bgrfF1

Nenhum comentário:

Postar um comentário