> TABOCAS NOTICIAS : Aperto de mão pode revelar problema cardíaco

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Aperto de mão pode revelar problema cardíaco

Foto: BN
Prevenção: o aperto de mão de uma pessoa pode revelar seu estado de saúde.
Um estudo feito no Canadá, publicado este mês na revista The Lancet, mostra que uma força muscular menor no aperto de mão está associada a invalidez, doenças cardíacas e até morte prematura. Com informações do Boas Notícias

A pesquisa do Instituto de Pesquisa da Saúde da População da Universidade de McMaster, no Canadá, em parceria com a instituição Hamilton Health Sciences usou um equipamento chamado dinamômetro, para medir a força dos participantes.
Michael G. DeGrrote, cardiologista e professor assistente, que participou no estudo, diz que "são muitas as doenças que os médicos ou profissionais de saúde podem identificar (com segurança) através da aplicação deste teste, entre elas a insuficiência cardíaca".

Para cada cinco quilogramas de declínio na força de pressão, há um aumento de risco de morte. 
Isto significa que o risco, através destes valores obtidos pelo teste, aumentaria um 17%, para mortes relacionadas com problemas cardíacos ou outras razões.

Darryl Leong, principal pesquisador do estudo, revela que agora a equipe quer realizar novos estudos para determinar se os esforços para melhorar a força muscular conseguem, ou não, reduzir o risco de os indivíduos sofrerem uma morte antecipada ou doenças cardiovasculares. 

O estudo 
A pesquisa foi financiada pelo Canadian Institutes for Health Research, Heart and Stroke Foundation of Ontario e por donativos de algumas instituições nacionais pertencentes a outros 15 países diferentes.
Durante quatro anos, cerca de 140 mil adultos, entre os 35 e 76 anos, foram acompanhados em 17 países diferentes. 

Segundo a equipe de investigação, a força do aperto de mão não foi cruzada com dados sobre o tamanho e o peso dos indivíduos. No entanto, o estudo sugere que estes dados variam significativamente consoante a etnia.

O professor assistente do Departamento de Medicina da MacMaster University, Darryl Leong, explica que "a medição da força através de este método pode ser um teste muito fácil e barato para avaliar o risco de um indivíduo em sofrer uma morte causada por doenças cardiovasculares".  Veja o estudo em inglês aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário