> TABOCAS NOTICIAS : Universidades estaduais da Bahia exigem maior orçamento e paralisam atividades nesta quarta (8)

terça-feira, 7 de abril de 2015

Universidades estaduais da Bahia exigem maior orçamento e paralisam atividades nesta quarta (8)

Foto: Divulgação
As universidades estaduais da Bahia irão paralisar as atividades acadêmicas nesta quarta-feira (8) em reivindicação por maior orçamento. Um ato público será realizado por professores, estudantes e técnicos dos campi da capital e do interior do estado em frente à Secretaria Estadual da Educação do Estado da Bahia (SEC), a partir das 9h. 
Após o ato, o grupo sairá em passeata até a Assembleia Legislativa da Bahia, onde acontecerá nova reivindicação. A paralisação desta quarta-feira foi aprovada por quatro universidades estaduais: Uneb, Uefs, Uesb e Uesc. 
De acordo com a Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia, em Eunápolis ocorreu, nos últimos três anos, a implementação de dois cursos de graduação e um de especialização; sem verbas, os três cursos funcionam sem a contratação de nenhum novo professor concursado, sobrecarregando os já existentes na casa. Uma nota técnica fornecida pela SEC em setembro de 2014 mostrava que as universidades estaduais enfrentavam déficit no quadro de vagas de professores desde 2012. 
Para resolver o problema, seriam necessários, até 2016, 1644 novos professores, sendo 515, apenas na Uneb. Na pauta de reivindicações está ainda o repasse orçamentário do estado para, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI), que atualmente está em 5%. Segundo a associação, para os professores, o atual orçamento está há anos defasado e não consegue suprir as demandas de ensino, pesquisa e extensão. Do Portal NS/Correio24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário