> TABOCAS NOTICIAS : Perfume inteligente: mais suor, mais cheiroso

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Perfume inteligente: mais suor, mais cheiroso

Que tal um perfume inteligente, que faz seu cheiro melhorar, quanto mais você transpira?

Ele já existe e os fabricantes garantem: quanto mais suar, mais agradável será o aroma libertado. O perfume, desenvolvido por pesquisadores irlandeses, também consegue eliminar os maus odores causados pelo suor excessivo. 

Os cientistas da Queen's University Belfast, na Irlanda do Norte, responsáveis pelo perfume inteligente, explicam que ele foi criado através da mistura de uma fragrância "pura" com um líquido iônico (sal em forma líquida), que não tem cheiro. 

O "líquido iônico perfumado" liberta o aroma da fragrância que lhe foi adicionada quando entra em contacto com água - neste caso, com o suor da pele úmida - o que significa que quanto mais elevados forem os níveis de transpiração, mais intenso será o odor do perfume. 

Suor 
Segundo os investigadores, a solução é também capaz de remover os odores desagradáveis associados ao suor, já que o líquido iônico atrai os tióis - compostos que causam o mau-cheiro - e faz com que percam a potência. 

"Estamos diante de um avanço empolgante que utiliza os recém-descobertos sistemas de líquidos iônicos para a libertação de material de maneira controlada", comemora Nimal Gunaratne, líder da pesquisa, cujos resultados foram divulgados em um artigo publicado recentemente na revista científica Chemical Communications. 

"Além de ter um grande potencial comercial e de poder ser utilizado em perfumes e cremes cométicos, [este sistema] também poderá ter aplicações em outras áreas da ciência, como a libertação lenta de determinadas substâncias", acrescenta Gunaratne. 

A equipe está já em contacto com várias empresas de perfumaria para a futura implementação do sistema em novos produtos.   Fonte: Boas Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário