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quarta-feira, 8 de abril de 2015

ITABUNA-BA: Serviço de Verificação de Óbito evita transtornos para famílias

Famílias que viam seus entes queridos falecer em casa por morte natural ou subitamente vitimados por infarto, além da dor da perda, tinham que enfrentar uma via-crúcis para conseguir o atestado de óbito, documento essencial ao sepultamento. Há pouco mais de um mês este problema deixou de existir, já que a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SMS implantou o Serviço de Verificação de Óbito – S.V.O., como anunciado pelo secretário Eric Ettinger. 

Até 31 de março, 18 óbitos em domicílio foram atestados pelos médicos do S.V.O., que atende antigo anseio da comunidade itabunense, desde que o Departamento de Polícia Técnica passou a atestar exclusivamente mortes de causas violentas e/ou acidentais, afogamento, estrangulamento, por armas de fogo, arma branca, queimaduras, eletricidade, homicídio, suicídio e suspeitas de envenenamento ou outros casos interesses da Justiça que demandem investigações da Polícia Civil.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Itana Miranda, ao procurar o Serviço de Verificação de Óbito os familiares do morto deverão ter em mãos documentos originais necessários ao correto preenchimento da Declaração de Óbito. São documentos obrigatórios a Carteira de Identidade (RG) e/ou Certidão de Nascimento, comprovante de residência, bem como receitas, exames e relatórios médicos recentes. “Isto facilita ao médico atestar o óbito durante o exame físico do indivíduo”, diz Itana.

O Serviço de Verificação de Óbito funciona no Departamento de Vigilância Epidemiológica da SMS, na Avenida Manoel Chaves, nº 2373, 1º andar, no São Caetano. Para ter acesso ao serviço, as famílias devem ligar para o telefone de contato 3617- 5692, de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas. Nos finais de semana e feriados, o atendimento é feito em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu-192. Para manter o SVO, a Secretaria Municipal de Saúde montou equipe integrada um profissional de enfermagem, um técnico de enfermagem e médico plantonista.

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