> TABOCAS NOTICIAS : Descoberto hormônio que regenera coração

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Descoberto hormônio que regenera coração

Foto: BN
Cientistas australianos descobriram uma maneira de regenerar as células do coração. 
A pesquisa foi testada com sucesso em ratinhos e pode por fim a milhares de mortes que os ataques cardíacos causam todos os anos. Com informações do BoasNotícias

O estudo indica que é possível criar 45% de novos músculos cardíacos, através do reforço de um hormônio que coordena o crescimento celular no coração. 

O responsável pelo estudo, professor Richard Harvey, da universidade de New South Wales, se baseou em uma outra pesquisa do instituto Victor Chang - também na Austrália - que prova que o coração tem capacidade de se regenerar, ao contrário do que se pensou durante mais de um século. 

“Ao contrário do cabelo, da pele e do sangue, que estão sempre em constante renovação, a divisão celular do coração fica praticamente parada após o nascimento”, explica o professor Richard Harvey. 

“O que a nossa equipe conseguiu foi regenerar a produção das células dos músculos em cerca de 45 por cento, após um ataque cardíaco”, acrescenta. 

Como
Os cientistas perceberam que ao reforçar a ação do hormônio ‘neuregulina’, as células dos músculos do coração começavam a se reproduzir de uma forma “espetacular”, dando origem à substituição de músculos que se tinham perdido com o ataque cardíaco. 

“O nosso sonho é conseguir regenerar os tecidos cardíacos lesionados, tal como uma lagartixa consegue fazer renascer a sua cauda, quando é atacada”, conclui o investigador. 

A pesquisa foi publicado esta semana na revista Nature Cell Biology.

Nenhum comentário:

Postar um comentário