> TABOCAS NOTICIAS : Delação premiada de Youssef é ilegal, diz ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Delação premiada de Youssef é ilegal, diz ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça


Gilson Dipp, ex-ministro do STJ / Foto: Divulgação 
Um parecer elaborado pelo ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp afirma que a delação premiada do doleiro Alberto Youssef na Operação Lava Jato é ilegal e, consequentemente, todas as provas coletadas a partir dela são “imprestáveis”. Considerado um dos maiores especialistas do país em lavagem de dinheiro e delação premiada, Dipp acredita que o acordo atual omite o fato de que Youssef descumpriu um pacto anterior, de 2003, e, segundo ele, o doleiro não possui credibilidade para fazer delação, já que mentiu e omitiu informações à Justiça anteriormente. 
Com bases nesses argumentos, o advogado José Luis Oliveira Lima, que defende o executivo Erton Medeiros, da Galvão Engenharia, ingressou nesta segunda-feira (6) com um habeas corpus no STF (Supremo Tribunal Federal) para pedir que os depoimentos do doleiro sejam anulados. A delação premiada de Alberto Youssef foi homologada pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 19 de dezembro de 2014. 
O advogado de Youssef, Antonio Augusto Figueiredo Basto, diz respeitar o conhecimento jurídico do ex-ministro do STJ Gilson Dipp, mas afirma que ele “deveria estudar mais profundamente o acordo de delação” de seu cliente. “Não há ilegalidade nenhuma na delação do Alberto. Tanto que ela já foi homologa pelo Supremo”, defende Basto.  Do Portal NS/Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário