> TABOCAS NOTICIAS : Coletor menstrual ganha adeptas no Brasil

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Coletor menstrual ganha adeptas no Brasil

Em formato de cálice, o coletor é feito de silicone totalmente maleável e tem duração de 10 anos

Imagine que durante dez anos você não precise comprar absorventes. Some-se a isso, a contribuição para o meio ambiente: durante a vida fértil, uma mulher usa entre 10 e 15 mil absorventes. Como não são biodegradáveis, demoram em média cem anos para se decompor na natureza. Acrescente ainda um risco menor de alergias e a praticidade de passar 12 horas sem lembrar que existe menstruação. Apesar de não ser uma novidade, só agora o coletor menstrual tem ganhado mais adesão entre as brasileiras.

O objeto nada mais é que um copo de silicone totalmente maleável que é inserido dobrado e se abre dentro na vagina. À primeira vista, pode parecer grande, mas quem usa garante que é confortável e que se adapta bem ao corpo. “O absorvente interno é colocado bem acima de onde o coletor menstrual fica. Ele precisa ser empurrado muito mais para o alto e ainda temos que aguentar a cordinha pendurada. Já o coletor, fica logo ali na entrada da vagina, é super fácil de colocar, pois existem dobras que ajudam a inseri-lo. Como é feito de silicone medicinal, é mole, então tudo fica mais simples e fácil”, afirma a professora de língua portuguesa, Bianca Ferreira, 21 anos.

Uma dica para as iniciantes é passar o dedo em volta do copo de silicone para garantir que ele esteja em contato com toda a parede da vagina. “Assim não acontecerá vazamentos e ficará confortável. Na prática, tudo fica mais fácil depois que a gente pega o jeito. Normalmente, demora de dois a três ciclos para se adaptar bem com o coletor”, diz a professora que uso o copo há um ano. Bianca aponta ainda como vantagem o fim das assaduras e das alergias. “Você pode ir para a praia, piscina, fazer esporte, atividade física sem se preocupar”, garante. Leia tudo em  http://www.geledes.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário