> TABOCAS NOTICIAS : Aanticorpo sintético reduz HIV em 300 vezes

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Aanticorpo sintético reduz HIV em 300 vezes

Foto: AP
Uma terapia de anticorpos sintéticos contra HIV teve resultados promissores.
Durante os primeiros testes clínicos, o novo tratamento reduziu a quantidade de vírus em 300 vezes.

O primeiro teste em humanos, feito por pesquisadores da Universidade de Rockefeller (EUA), foi elaborado a partir do desenvolvimento de um anticorpo sintético, que provou ser altamente neutralizante. Com informações de OGlobo

Os pacientes injetados com o anticorpo, batizado de 3BNC117, tiveram a quantidade de HIV reduzida em até 300 vezes na corrente sanguínea. 

O anticorpo foi criado especificamente para bloquear a proteína receptora do vírus, já que a defesa criada naturalmente no sistema imunológico não é suficiente para derrotá-lo.

A redução drástica da presença do vírus foi mantida várias semanas após a injeção inicial em alguns pacientes. 

Tratamento
Acredita-se que o uso dos anticorpos sintéticos vão proporcionar um tratamento alternativo para drogas antirretrovirais. Também é possível que eles sirvam de base para a criação de vacinas terapêuticas.

De acordo com os cientistas, a combinação dos anticorpos com remédios já conhecidos será testada nas próximas etapas do estudo. A longo prazo, estimam, as pesquisas conseguiriam prevenir até a aparição da Aids.

"Um anticorpo sozinho, assim como um medicamento sozinho, não é suficiente para suprimir a carga viral durante muito tempo, porque logo surgirá uma resistência — explica a brasileira Marina Caskey, pesquisadora da Universidade Rockefeller e autora principal do estudo.

A pesquisa foi publicada esta semana na revista “Nature”. 

"O que é especial nestes anticorpos é sua capacidade de atuar contra 80% das cepas do HIV", revela.

Os testes mostraram que o 3BNC117 é efetivo no controle de 195 das 237 cepas do HIV — o que o classifica como “altamente neutralizante”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário