> TABOCAS NOTICIAS : Depois de 62 anos, Coreia do Sul derruba lei sobre crime de adultério

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Depois de 62 anos, Coreia do Sul derruba lei sobre crime de adultério

Park Han-chul, presidente da Corte Constitucional da Coreia do Sul (Foto: AP Photo/Lee Jin-man)

A Coreia do Sul derrubou nesta quinta-feira (26) uma lei criada há 62 anos que caracterizava o adultério como crime. Pela lei, os acusados por infidelidade podiam cumprir pena de até dois anos de reclusão.

Segundo o jornal New York Times, cinco dos nove juízes da Corte consideraram pertinente assumir a importância do desejo das pessoas sobre continuar ou não um casamento, sem que a decisão fosse influenciada por pressões da justiça. REDAÇÃO ÉPOCA

A maioria também concordou que a criação da lei foi feita no contexto de uma sociedade machista e que em um momento de avanço da defesa dos direitos individuais, não há motivo para manter o texto na Constituição.

Dois juízes da Corte opinaram que a extinção da lei pode gerar “uma desordem na moral sexual”, encorajando casos extraconjugais. Desde 1985, quando os processos começaram a ser contabilizados, 53 mil sul-coreanos foram indiciados por crime de adultério.

Ainda nesta quinta-feira, as ações de uma marca de camisinha, a Unidus, subiram 15% e uma empresa que comercializa pílulas do dia seguinte, a Hyundai Pharmaceutical, registrou alta de 9,7% em suas ações. Analistas financeiros atribuem o aumento à mudança na legislação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário