> TABOCAS NOTICIAS : Vendas de veículos têm a maior queda dos últimos 12 anos

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Vendas de veículos têm a maior queda dos últimos 12 anos


As vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus caíram 7,15% em 2014 ante 2013, ao somarem 3,497 milhões de unidades, segundo divulgou nesta terça a Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave). Apenas em dezembro do ano passado, os emplacamentos atingiram 369,9 mil unidades, altas de 25,57% em relação a novembro e 4,57% na comparação com o mesmo mês de 2013. Em percentual, foi a maior queda anual registrada pela indústria automobilística em 12 anos. 

Também foi o segundo ano consecutivo de recuo. Em 2013, os emplacamentos de veículos já haviam caído 0,9% em relação ao ano anterior, após consecutivas altas desde 2004. Os dados de produção e exportação serão divulgados nesta quinta pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). 

O novo presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, avaliou que a queda no emplacamento de veículos foi resultado de um “ano atípico”, marcado por eventos como a Copa do Mundo e eleições, que diminuíram os dias úteis de vendas, e por dificuldades pelas quais a economia brasileira passa. 

Para 2015, o dirigente afirmou que o setor tem algumas “preocupações”, entre elas a retomada da alíquota cheia do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A Fenabrave prevê que as vendas devem cair 0,53% em relação a 2014.

Outra preocupação, acrescentou, é a restrição de empréstimos para veículos pesados por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Soma-se a isso a redução dos valores destinados ao Programa de Sustentação do Investimento (PSI) tocado pelo banco. O ponto positivo, disse, é que o setor já conhece as regras que vigorarão neste ano, ao contrário de 2013. Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário