> TABOCAS NOTICIAS : Pequim quer envergonhar publicamente turistas chineses sem modos

domingo, 25 de janeiro de 2015

Pequim quer envergonhar publicamente turistas chineses sem modos

article imageEm 2013, adolescente chinês raspou uma estátua egípcia antiga para escrever 'Ding Jinhao esteve aqui' (Reprodução/Uol)
Apesar de uma série de apelos do governo, o mau comportamento de turistas chineses continua.

A mídia chinesa relatou que Pequim estuda novas medidas para combater um problema crescente: o mau comportamento de turistas chineses no exterior. O diretor da Administração Nacional de Turismo, Li Jinzao, anunciou uma possível tática para melhorar o comportamento dos turistas. A ideia é envergonhá-los publicamente. Ele encorajou turistas chineses a filmarem ou tirarem fotos de mau comportamento. Esses registros deveriam ser passados para as autoridades para que as evidências fossem publicadas.

Li Jinzao também disse que os registros de problemas com turistas seriam mantidos em arquivo. Esses turistas receberiam mensagens lembrando sobre o comportamento que tiveram. Durante os últimos anos, o comportamento de alguns chineses no exterior se tornou uma fonte de constrangimento para a nação. Muitas histórias de turistas chineses mostrando falta de civilidade se tornaram virais na internet, como a de um adolescente chinês que raspou uma estátua egípcia antiga para escrever “Ding Jinhao esteve aqui” e de um grupo que lavou os pés no museu do Louvre, em Paris.

O governo chinês tem feito uma série de apelos para que os turistas se comportem. Em 2013, o primeiro-ministro chinês Wang Yang criticou o “comportamento incivilizado” de seus compatriotas quando viajavam para o exterior, e teve a ideia de criar um manual para reforçar seu pedido. Mais tarde, naquele ano, a China aprovou a sua primeira “lei de turismo” que exigia que os turistas deveriam respeitar os costumes locais. A emissora estatal da China ainda exibiu um vídeo de serviço público que usa “pandas maus” para mostrar o que não deveria se feito no exterior.

O comportamento chinês parece ofender mais a própria China do que os outros países estrangeiros. Nos últimos anos, estudos e pesquisas indicam americanos, britânicos, franceses e canadenses como “os piores turistas do mundo”.

Se os turistas chineses estão realmente envergonhando a China, isso pode ser um reflexo das mudanças no país. No passado, poucos cidadãos chineses podiam viajar para o exterior. Entretanto, como o país se tornou mais rico e aberto, mais cidadãos estão tendo essa oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário