> TABOCAS NOTICIAS : Para não ser engolida por mina, cidade é obrigada a mudar de lugar

sábado, 24 de janeiro de 2015

Para não ser engolida por mina, cidade é obrigada a mudar de lugar

A mina e Kiruna: convivência impossível - Foto: AFP
Milhares de moradores de Kiruna (Suécia) terão que morar em outra cidade. Na verdade, uma nova Kiruna, já que a cidade está sendo obrigada a mudar de lugar. O motivo é uma mina de ferro - a principal fonte de renda população. 
A cratera abaixo da terra está se expandindo e fraturas no terreno estão surgindo em várias localidades de Kiruna, afetando residências e pontos comerciais, de acordo com reportagem da CNN. 
De acordo com laudo da LKAB, companhia estatal que opera a mina, a situação só tende a piorar. Abaixo, a linha vermelha mostra a área que deverá ser afetada diretamente pela expansão da mina e, possivelmente, seráengolida pela cratera:
Foto: AFP
As jazidas de minério de ferro restantes estão localizadas abaixo da área habitada. Como a exploração nessa circunstância é vetada pela legislação sueca e a deterioração já ameaça os moradores, a solução foi mudar toda a cidade. 
"Quando as minas foram abertas, fazia sentido construir habitações perto dos locais de trabalho", comentou Erika Lindblad , porta-voz da LKAB. "Entretanto ninguém poderia imaginar que, 120 anos mais tarde, estaríamos fazendo mineração a um quilômetro de profundidade e que isso teria um significativo impacto sobre as comunidades onde operamos", acrescentou.
Foto: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário