> TABOCAS NOTICIAS : Papa diz que católicos não precisam ‘se reproduzir feito coelhos’

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Papa diz que católicos não precisam ‘se reproduzir feito coelhos’

Foto: Alessandra Tarantino / AP 
O Papa Francisco afirmou nesta segunda-feira (19) que bons católicos não precisavam “se reproduzir feito coelhos”. A declaração foi feita enquanto o pontífice regressava para Roma de sua viagem pela Ásia. 
Nas Filipinas, última parada do tour pela região, Francisco encontrou-se com ex-meninos de ruas abandonados pelos pais. Na ocasião, ele reafirmou a posição contrária da Igreja a métodos contraceptivos como preservativo e pílulas. 
Já no avião, ele foi questionado por jornalistas sobre o que dizer para famílias que teriam mais filhos: 
- Algumas pessoas pensam que – perdoem a minha expressão – que, para ser bons católicos, temos de ser como coelhos. Não é isso. Ser bons pais é ser responsável. Isso é claro – disse o papa. 
Francisco afirmou que a posição da Igreja permite que as famílias possam ter quantos filhos quanto quisessem, citando o caso de uma mulher que ele conheceu que teve sete filhos por cesariana e estava esperando seu oitavo – uma gravidez que o pontífice disse ser “irresponsável”. 
- Ela disse ‘eu acredito em Deus’. Mas Deus também nos deu meios de sermos responsáveis. 
Francisco acrescentou ainda que, para os mais pobres, uma criança era o tesouro para a mãe e para o pai. Em outra pergunta durante a entrevista, o papa disse que “nenhuma instituição de fora deve impor seus pontos de vista sobre as famílias”. 
- Idéias ocidentais progressistas sobre controle de natalidade e os direitos dos homossexuais foram sendo cada vez mais imposta por grupos, instituições ou nações, muitas vezes, como condição para o desenvolvimento. Mas cada povo merece conservar a sua identidade sem ser ideologicamente colonizado – disse Francisco 
No último domingo, cerca de seis milhões de pessoas participaram de uma missa ao ar livre celebrada pelo pontífice em Manila, capital das Filipinas.  Fonte:O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário