> TABOCAS NOTICIAS : Novo material permite respirar de baixo d'água sem ajuda de tanques de oxigênio

domingo, 25 de janeiro de 2015

Novo material permite respirar de baixo d'água sem ajuda de tanques de oxigênio

Já pensou em mergulhar e não precisa levar tanque pesados de oxigênio? Isso agora é possível, de acordo com pesquisadores dinamarqueses o material pode ajudar mergulhadores a respirar embaixo d'água, sem precisar desses tanques de oxigênio.

O "[{(bpbp)Co2II(NO3)}2(NH2bdc)](NO3)2 * 2H2O", que ficou conhecido como "Cristal do Aquaman" entre os cientistas da universidade de Syddansk, é capaz de armazenar oxigênio em concentrações muito maiores do que tanques. 

Esse incrível material é capaz de absorver oxigênio a uma concentração quase 160 vezes maior do que a atmosfera. Ele libera oxigênio quando é colocado sob uma pequena quantidade de calor. 

"Poucos grãos são suficientes para respirar. E como o material pode absorver oxigênio da água, o mergulhador não precisa levar mais do que esses poucos grãos", afirma Christine. 

O novo material usa cobalto, ele dá ao material a estrutura molecular e eletrônica necessárias para absorver oxigênio do ambiente ao redor. 

"Pequenas quantidades de metal são essenciais para a absorção do oxigênio, então não é surpreendente perceber esse efeito em nosso novo material", afirma Christine McKenzie.   Fonte: Revista INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário