> TABOCAS NOTICIAS : Morre o rei da Arábia Saudita

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Morre o rei da Arábia Saudita

Monarca será substituído no trono pelo príncipe-herdeiro Salman | Foto: Fayez Nureldine / AFP / CP
O rei Abdullah bin Abdulaziz, da Arábia Saudita, morreu a 01h de sexta-feira (hora local, 20h de quinta no Brasil) e será substituído no trono por seu meio-irmão, o príncipe-herdeiro Salman, informou em um comunicado oficial o reino integrante da Opep (Organização dos Países Produtores de Petróleo).

Ainda segundo o comunicado, outro meio-irmão do falecido monarca, Moqren, foi nomeado príncipe-herdeiro.
O rei Abdullah, que se acreditava estar com cerca de 90 anos, foi hospitalizado em dezembro com pneumonia e respirava com ajuda de aparelhos. Ele seria sepultado , depois das orações da tarde na Arábia Saudita, acrescentou o comunicado.Nos últimos anos, sua idade avançada e saúde precária despertaram preocupações sobre a futura liderança de um dos principais produtores mundiais de petróleo. 

O meio-irmão de Abdullah, Salman, de 79 anos, tinha sido nomeado príncipe-herdeiro em junho de 2012, depois da morte do príncipe Nayef bin Abdulaziz.Salman representava o rei na maior parte dos eventos públicos recentes por causa da saúde precária do monarca.Em março de 2014, o rei Abdullah nomeou outro meio-irmão, o príncipe Moqren, como segundo na sucessão do trono saudita, uma manobra sem precedentes que teve como objetivo superar obstáculos relacionados com a sucessão.Moqren, que nasceu em 1945, é o filho mais jovem de Abdulaziz. 

Desde o falecimento, em 1952, do rei Abdulaziz al-Saud, fundador da Arábia Saudita, o trono sistematicamente foi passando de um de seus filhos para o outro. Mas muitos deles ou estão muito velhos ou já faleceram. Os antigos príncipes herdeiros Sultan e Nayef morreram, respectivamente, em 2011 e 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário