> TABOCAS NOTICIAS : Gravíssimo acidente de moto fez o coração girar dentro do peito de paciente

domingo, 11 de janeiro de 2015

Gravíssimo acidente de moto fez o coração girar dentro do peito de paciente

O caso foi relatado na respeitada revista New England Journal of Medicine.

O coração de um paciente, que não teve seu nome revelado para preservar sua identidade, teve o coração deslocado para o lado direito do peito após sofrer um grave acidente de moto. O caso, é classificado como incrivelmente raro e improvável.

Ele possui 48 anos de idade e foi atendido em um hospital de emergência na Itália. Ao chegar ao hospital, os médicos ficaram perplexos com as imagens dos exames, mostrando que ele estava apresentando dextrocardia, onde uma pessoa possui o coração localizado do lado direito do corpo e não do esquerdo, como é o comum.

Devido ao forte impacto, o coração girou 90 graus, sendo empurrado para o lado direito. O paciente também sofreu fraturas múltiplas, além de acúmulo de ar na cavidade da pleura (membrana que reveste o pulmão), fazendo o órgão entrar em colapso.

O caso é excepcionalmente incrível, pois não só o coração, mas a aorta – a maior artéria do corpo –, átrios e ventrículos também giraram para a direita.

Dr. Gregory Fontana, do departamento cardiotorácico do Hospital Lenox Hill, em Nova York, que não esteve envolvido no caso, mas é um grande especialista na área, comentou: “Este é um achado anatômico muito interessante, e muito incomum”. Ele ainda explicou que a compressão do ar que foi espremido exteriormente ao pulmão em virtude do acidente, foi o grande responsável por fazer o coração girar – e não diretamente o impacto em si.

Apesar da gravidade, o paciente passa bem, após ficar 24h com drenos torácicos e cirurgias que colocaram o coração no local exato e revertido para a posição original.

Surpreendentemente, mesmo tendo sofrido compressão em artérias e veias, impedindo o fluxo sanguíneo por um certo tempo, o coração está plenamente saudável e não sofreu sequelas. Fonte: IFLS Foto: Divulgação e Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário