> TABOCAS NOTICIAS : Em 2014, 1609 pessoas com menos de 21 anos ganharam pensão por viuvez

domingo, 11 de janeiro de 2015

Em 2014, 1609 pessoas com menos de 21 anos ganharam pensão por viuvez

Miriam Leitão
O ministro do Planejamento Nelson Barbosa me explicou em entrevista na quinta-feira para meu programa na Globo News algumas distorções nas concessões de benefícios. Uma delas é que 1.609 pessoas com menos de 21 anos ganharam pensão por viuvez anos passado e vão receber esse benefício até o fim da vida.
Com a nova regra, esse benefício deixa de ser para o resto da vida, passa a ser de três anos. Mais de 5 mil pessoas com até 27 anos também ganharam esse benefício em 2014. Isso abria uma brecha, conta Barbosa, para que uma pessoa desenganada pagasse um único mês o teto, poderia deixar a pensão vitalícia ao cônjuge mesmo se fosse um casamento de um mês.
Barbosa também contou que o corte nos gastos divulgado ontem valem para o ano inteiro. Vai significar, pelas contas do governo, uma economia de R$ 22 bi.
Alguns entenderam que a economia seria provisória. Há uma sutileza, me explicou o ministro. O governo não pode divulgar cortes em algo que ainda não existe. O orçamento só existirá depois de aprovado no Congresso. Por isso o esforço é chamado de suspensão preventiva. A necessidade de se adaptar ao momento de crise não pôde esperar o calendário do Congresso.
Ele lembrou que essa já é a terceira medida para economizar em 2015. Houve o aumento da TJLP, ainda na gestão passada; a segunda foi a mudança nas regras para seguro desemprego, abono salarial e pensões por morte, que deve provocar uma economia de R$ 18 bi.
Na entrevista, Barbosa também explicou a sua declaração sobre o salário mínimo, que depois precisou ser esclarecida após ficar entendido que a regra do reajuste seria mudada. A presidente então pediu que ele esclarecesse. A vigência da lei atual, contou Barbosa, acaba em 2015 e o governo tem que mandar um projeto de lei para que o Congresso aprove. O método de reajuste pode acabar sendo o mesmo, explicou.
Embora não tenha dito na entrevista, Barbosa já havia dito e escrito outras vezes que deveria ser mudada a regra.
Cortar com 39 ministros será difícil, pontuei. Barbosa respondeu que 70% dos cargos comissionados são exercidos por funcionários de carreiras, profissionais que já estariam lá. O alto número de ministérios também não teria aumentado muito o gasto público, já que antes esses órgãos já eram secretarias. O ministro também reafirmou o compromisso do governo com o superávit primário de 1,2%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário