> TABOCAS NOTICIAS : Corpo com colete salva-vidas levanta questões sobre acidente da AirAsia

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Corpo com colete salva-vidas levanta questões sobre acidente da AirAsia

O corpo de uma das vítimas do acidente da AirAsia recuperado nesta quarta-feira (31) estava usando colete salva-vidas, afirmou um membro indonésio da equipe de buscas, levantando novas questões sobre como o desastre aconteceu.

As equipes de resgate acreditam terem encontrado o avião no fundo do oceano de Bornéu, depois que um sonar detectou um grande e escuro objeto debaixo das águas próximo ao local onde os destroços e corpos foram encontrados na superfície. 

Navios e aviões têm vasculhado o mar de Java em busca do voo QZ8501 desde domingo, quando a aeronave perdeu contato durante mau tempo cerca de 40 minutos depois de decolar da cidade indonésia de Surabaia rumo a Cingapura. 

Sete corpos foram recolhidos do mar, alguns deles completamente vestidos, o que pode indicar que o Airbus A320-200 estava intacto quando atingiu a água. Isso pode sustentar a teoria de que o avião teria tido um problema aerodinâmico. 

Dois corpos, em caixões enfeitados com flores e marcados com os números 001 e 002, chegaram a Surabaia em um avião da força aérea, como mostraram imagens de TV. 

O fato de uma pessoa estar vestindo colete salva-vidas sugere que aqueles que estavam a bordo tiveram tempo antes de o avião atingir a água ou antes de ele afundar. 

E ainda assim os pilotos não emitiram sinal de socorro. A aeronave desapareceu depois de pedir permissão para voar mais alto, para evitar o mau tempo. 

"Esta manhã, nós recuperamos um total de quatro corpos e um deles estava vestindo um colete salva-vidas", disse à Reuters Tatang Zaenudin, da agência de busca e resgate. 

Ele se recusou a especular a respeito do que a descoberta poderia significar. O presidente-executivo da AirAsia, Tony Fernandes, disse aos repórteres que ainda não havia confirmação da imagem do sonar, nem da informação de um corpo usando o colete salva-vidas. 

Um piloto que trabalha para uma transportadora do golfo disse que o colete salva-vidas indica que o acidente não foi causado por uma "falha catastrófica". Em vez disso, o avião pode ter tido um problema e depois caído, possivelmente porque os instrumentos congelaram e forneceram leituras imprecisas aos pilotos. 

"Havia tempo. Isso significa que o avião não caiu simplesmente do céu", disse o piloto, que não quis se identificar. 

Ele afirmou ainda que poderia demorar alguns minutos para um avião cair de uma altura de 30.000 pés e que os pilotos podem ter vivenciado "visão de túnel ... muito sobrecarregados" para enviar uma mensagem de socorro. 

A maioria de quem estava a bordo era indonésia. Nenhum sobrevivente foi encontrado. (Com agências internacionais)  Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário