> TABOCAS NOTICIAS : Cientistas descobrem mosquito transmissor da malária resistente a inseticidas

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Cientistas descobrem mosquito transmissor da malária resistente a inseticidas

Cientistas identificaram, recentemente, um mosquito que pode agravar o problema da malária na África. O mosquito surgiu a partir de um cruzamento entre duas espécies e é resistente a mosquiteiros com o inseticida anti-malária, de acordo com o jornal “Proceedings of the National Academy of Sciences”. As informações são do jornal O Globo.

O mosquito foi descoberto no Mali, no Oeste da África e, de acordo com o estudo, ele surgiu a partir de uma mutação causada pela redes com inseticidas anti-malária para proteger as pessoas da doença.

“Ultimamente, a resistência em alguns locais da África chegou ao ponto de tornar o mosquiteiro incapaz de gerar um controle significativo, e é minha opinião de que essa resistência ainda vai aumentar. É um supermosquito quando se observa sua capacidade de resistir aos inseticidas”, explicou o médico entomologista Gregory Lanzaro, da Universidade da Califórnia.

Porém, os mosquiteiros foram muito importantes na redução do número de mortes por malária na África na última década. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice chegou a cair 47%. Mas, nos últimos anos, cientistas já haviam percebido o crescimento da resistência em mosquitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário