> TABOCAS NOTICIAS : Cientistas descobrem forma de controlar os batimentos cardíacos

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Cientistas descobrem forma de controlar os batimentos cardíacos

Foto: Reprodução
Pesquisadores da Universidade de Medicina John Hopkins descobriram qual é o mecanismo que controla o ritmo do coração em situações extremas, em momentos conhecidos como “lute ou fuja”. Segundo a pesquisa, o controle está em um canal de mitocôndrias que agem como uma fábrica de células de energia que existem para fazer o coração bater mais forte e rápido e tirar o corpo do repouso. As informações são do jornal O Globo.

Agora queo funcionamento do canal já está mais claro, os pesquisadores acham que é possível propor novos tratamentos para pessoas que precisem que o coração acelere mais rápido.

“Embora os pesquisadores já suspeitassem que algo na mitocôndria das células fosse responsável pela frequência cardíaca, não havia nenhuma prova. Nosso estudo é a prova mais direta produzida até agora” explicou Yuejin Wu, uma das pesquisadoras.

Para chegar a esses resultados, a equipe decidiu encontrar formas de bloquear essa função na célula em roedores, de maneira que os mantivessem vivos para estudar as suas reações. Com o canal bloqueado, os pesquisadores injetaram isoproterenol, uma substância química que serve para estimular as células a aumentar a frequência cardíaca. 

Os pesquisadores chegaram à conclusão de que controlar o canal pode levar a uma melhoria dos problemas cardíacos, já que será possível evitar que o coração dispare de uma forma prejudicial. BN

Nenhum comentário:

Postar um comentário