> TABOCAS NOTICIAS : Britânico cria modelo 3D do próprio rim

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Britânico cria modelo 3D do próprio rim

Do UOL, em São Paulo
Impressoras 3D são "fábricas de objetos"; veja o que é possível criar com elas
Um britânico decidiu criar uma cópia em 3D de seu próprio rim para ajudar os médicos em um procedimento cirúrgico. John Cousins, 46, foi diagnosticado com pedras no rim e precisou ser operado. Para ajudar o cirurgião, ele criou o modelo, que custou 123 libras esterlina (cerca de R$ 489,87) e levou cinco horas para ser impresso Reprodução/The Telegraph

Um britânico decidiu criar uma cópia em 3D de seu próprio rim para ajudar os médicos em um procedimento cirúrgico.

O executivo John Cousins, 46, estava apresentando aos médicos o futuro da impressão 3D no NHS (Serviço Nacional de Saúde, sigla em inglês), na sede de sua empresa, quando desmaiou. 

Após ser levado para o hospital, foi confirmado que ele tinha apendicite. O apêndice foi removido no mesmo dia para aliviar a dor. Mas, novos exames, apontaram a existência de pedras no rim de 3,5 centímetros e a necessidade de uma nova operação.

Foi aí que Cousins teve a ideia de criar um modelo 3D de seu próprio rim. "Enquanto estava deitada na cama, pensei: 'poderíamos usar a tecnologia que temos para reconstruir o rim e ajudar o cirurgião na operação'", disse ele, em uma entrevista publicada no jornal britânico "The Telegraph".

Foram usadas as imagens da radiografia computadorizada para criar a imagem 3D, que serviu como referência para o cirurgião Bhaskar Somani na operação de duas horas, realizada na última segunda-feira (12).

O modelo, segundo Cousins , custou 123 libras esterlinas (cerca de R$ 489,87) e levou cinco horas para ser impresso. "Ele pode ser usado para planejar a precisão das operações e até mesmo para reduzir o tempo de funcionamento dos procedimentos cirúrgicos", relatou ele.

O médico disse que a tecnologia realmente o ajudou a planejar a precisão da operação. "Nós estamos esperando para trabalhar em conjunto para obter mais modelos 3D em ensaios para 20 outros pacientes", afirmou Somani. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário