> TABOCAS NOTICIAS : agosto 2014

domingo, 31 de agosto de 2014

Microplásticos em xampus estão sufocando o oceano

Tim Silverwood, co-fundador do grupo ambiental Take 3, afirmou que um único produto pode conter centenas de milhares de partículas. José Eduardo Mendonça, do .

praia
Getty Images
Mar: degradação completa das substâncias não é possível pelo seu tamanho

São Paulo - Pedaços minúsculos de plástico usados em pastas de dente, xampu, gel de banho e esfoliantes foram encontrados no porto de Sydney, na Austrália, e podem significar uma ameaça à vida marinha e a humanos, uma vez que se tornam tóxicos no ambiente.

O governo de Nova Gales do Sul pediu uma proibição da venda e fabricação destes produtos que contenham microplásticos, antes que provoquem mais danos a ecossistemas marinhos.

“Tudo que é fabricado e persiste no ambiente não deveria estar lá,” disse ontem Martina Doblin, professora da Universidade de Tecnologia de Sydney.

“Ele está sendo invadido por toda espécie de estressores, e qualquer esforço de redução de microplásticos é uma boa iniciativa.”

O ministro do ambiente da Austrália, Rob Stoke, disse que pássaros e várias formas de vida marinha são colocadas em risco pelas partículas de menos de 5 milímetros que acabam indo parar no oceano.

A degradação completa destas substâncias não é possível pelo seu tamanho, porque possuem a capacidade de boiarem na água.

Elas têm uma tendência de atrair toxinas que foram encontradas em moluscos e peixes consumidos por humanos.

Tim Silverwood, co-fundador do grupo ambiental Take 3, afirmou que um único produto pode conter centenas de milhares de partículas, que persistiriam por décadas e seriam ingeridas por um grande número de organismos, informa o International Business Times.

Seca no Cantareira é a pior da série pelo 8º mês seguido

São Paulo - O Sistema Cantareira completa hoje oito meses consecutivos recebendo um volume de água pior do que a mínima histórica.

Desde janeiro, quando a crise de estiagem no maior manancial paulista foi declarada, as represas têm quebrado mensalmente recordes negativos de seca em 84 anos de medições.

O cenário fez que somente em agosto o Cantareira perdesse 43,3 bilhões de litros, ou 4,4% de sua capacidade.

O déficit é resultado de uma conta que não fecha desde maio de 2013, quando o sistema passou a liberar mais água do que recebeu.

Neste mês, enquanto cedeu 22,49 mil litros por segundo para abastecer cerca de 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo e 5 milhões na região de Campinas, o sistema recebeu 6,32 mil litros por segundo de água da chuva ou de seus rios afluentes.

Até então, o pior agosto desde 1930 havia registrado uma vazão afluente de 10,7 mil litros por segundo.

Caso Bernardo: Novos vídeos mostram garoto segurando uma faca durante discussão com o pai

A polícia do Rio Grande do Sul conseguiu mais dois novos vídeos que mostram a briga entre o menino Bernardo Uglione Boldrini e o pai, o médico Leandro Boldrini. Nestes novos trechos, o garoto aparece primeiro com uma faca na mão e logo em seguida com um facão afrontando o pai durante uma discussão.

Apesar do menino, por inúmeras vezes, pedir para o pai parar a gravação, Leandro segue gravando. De acordo com a polícia, as imagens foram feitas para justamente provar que o garoto tinha um comportamento agressivo.

Ainda segundo a polícia, a reação do menino as gravações demonstra que essa poderia ser uma prática comum de Leandro e também da madrasta de Bernardo, a enfermeira Graciele Ugulini.

As imagens foram feitas pelo celular do pai do garoto e recuperadas pela perícia. Agora todo o material deve ser anexado ao processo. Fonte: www.r7.com.br

Venezuela limita compras em supermercados

Tá chegando ao nível cubano ... parasitário, improdutivo, ineficiente, predador dos recursos naturais e corrupto, mas produtor "eficiente" da fome.
Estabelecimentos terão um mecanismo de controle "biométrico" para limitar as compras de produtos e alimentos nos supermercados e mercados do país

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, decretou na noite desta quarta-feira a instalação de um mecanismo de controle "biométrico" para limitar as compras de produtos e alimentos nos supermercados e mercados do país.
"A ordem já está dada, através da superintendência de Preços, para que se crie um sistema biométrico em todos os estabelecimentos e redes distribuidoras e comerciais da República", disse Maduro durante mensagem em rede nacional de rádio e TV. *Ana Lima, via Facebook

Candidatos fazem campanha inédita para o TRE-BA

A família Simões pode ter entrado para a história eleitoral da Bahia em 2014. Geraldo, candidato à reeleição como deputado federal pelo PT, e seu filho Thiago, candidato a deputado estadual pelo PSL, estão fazendo campanha juntos pelo interior do estado. O problema é que PT e PSL estão em coligações diferentes este ano: enquanto o primeiro é o principal expoente da chapa "Pra Bahia mudar mais", do candidato Rui Costa (PT), o último faz parte da "Um novo caminho para a Bahia", que apoia Lídice da Mata (PSB). Porém, Geraldo e Thiago ignoram o posicionamento dos seus respectivos partidos e fazem campanha, dividem publicidades e fazem corpo a corpo juntos. Aparentemente, o caso é inédito. O Tribunal Regional Eleitoral não soube responder aos questionamentos se a prática é permitida dentro das leis eleitorais, que, dentre outras restrições, proíbe que candidatos de coligações diferentes subam no mesmo palanque, por exemplo. De acordo com a assessoria do órgão, o caso precisa ser estudado porque nunca teve precedente na Bahia.

Orkut encerra as atividades em 30 dias

Foto: Reprodução
A rede social Orkut, criada pelo Google, deve ser encerrada definitivamente em 30 dias. O anúncio do fim foi feito no final de junho pelos donos do site, por meio de uma carta de despedida, quando a empresa afirmou que o sucesso de outras plataformas como Youtube, Blogger e Google+ foi fundamental para a decisão. “Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários”, diz nota publicada no blog da rede social. O Orkut chegou a ser a rede social mais utilizada no Brasil, mas nos últimos dez anos apresentava uma queda crescente de usuários. Uma ferramenta permitirá a conversão do perfil em similar no Google +, site que, apesar do discurso do Google, amarga poucos usuários ativos. Quem quiser preservar os dados da página pessoal também poderá fazer download no próprio computador. BN

Grêmio vence o Bahia com gol de Barcos

Grêmio acorda no segundo tempo e vence o Bahia com gol de Barcos - Divulgação/GrêmioO Grêmio começou mal, foi vaiado no intervalo, mas acordou na etapa final. E 'mais ligado', o time gaúcho conseguiu a vitória por 1 a 0, gol de Barcos, sobre o Bahia, neste domingo, na Arena, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo foi marcado por ações contra o racismo. Mas sem total sucesso. 
O resultado coloca o time gaúcho próximo do G-4. São 28 pontos conquistados, 4 a menos que o último na linha de classificação para próxima Libertadores. Enquanto isso, o Bahia perdeu série invicta de 7 jogos entre Brasileiro e Sul-Americana e permaneceu com 16 pontos na penúltima colocação. 
O jogo ainda foi marcado por ações contra o racismo. Após atos de torcedores contra o goleiro Aranha, do Santos, na quinta-feira em duelo da Copa do Brasil, o Grêmio tentou de todas as formas conscientizar os torcedores. Mas não conseguiu totalmente. No primeiro tempo, a organizada Geral do Grêmio cantou músicas que utilizam o termo 'macaco' para se referir ao Internacional. 
Na próxima rodada, o time gaúcho terá pela frente o Flamengo, no Rio de Janeiro. Enquanto isso, o Bahia será adversário do Coritiba. http://esporte.uol.com.br

Flamengo garante 5ª vitória seguida, sobe na tabela e afunda Vitória na lanterna

O Flamengo garantiu a quinta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro. Contra o Vitória neste domingo, em jogo disputado no Barradão, o time de Vanderlei Luxemburgo marcou 2 a 1 - com gols de Marcelo e Alecsandro - e manteve sequência perfeita no torneio. O momento positivo foi confirmando diante de um frágil Vitória, que se atrapalhou na defesa e permitiu superioridade adversária durante todo o duelo. Os donos da casa marcaram em golpe de sorte, com Caio.
A equipe comandada por Ney Franco segue em queda livre e se afunda na lanterna. Com apenas 15 pontos, o Vitória ainda se deu ao luxo de perder pênalti, com Juan. O Flamengo aproveitou a defesa de Paulo Victor para confirmar o triunfo, chegar aos 25 pontos e atingir a nona colocação. http://esporte.uol.com.br

BA: Intermunicpal 2014>> Resultados da 3ª Rodada - 31/08

Capim Grosso 2 X 0 Caém
Firmino Alves 1 X 0 Condeúba (Itapetinga)
Planalto 2 X 1 Iguaí
Floresta Azul 1 X 0 Ibicuí
Buerarema 2 X 1 Ibicaraí
Itajuípe 4 X 0 Camacan
Ibirataia 1 X 1 Ubaitaba
Jitaúna 1 X 0 Ipiaú
Ituberá 2 X 0 Valença
Brumado 1 X 3 Itapetinga (Livramento de N. Sra.)
Luís Eduardo Magalhães 1 X 1 Guanambí
Conceição do Jacuípe 0 X 3 Santo Amaro
Coarací 1 X 1 Uruçuca
Itabuna 2 X 1 Ilhéus
Itamaraju 2 X 1 Porto Seguro
Prado 3 X 0 Nova Viçosa
Pau Brasil 0 X 1 Eunápolis
Itarantim 2 X 0 Belmonte
Paratinga 6 X 0 Macaúbas
Nazaré 0 X 0 Camamú
Vera Cruz 0 X 1 Santo Antônio de Jesus (Itaparica)
Paulo Afonso 3 X 1 Cipó
Ribeira do Pombal 3 X 0 Euclides da Cunha
Ipirá 3 X 1 Quixabeira
São José do Jacuípe 0 X 0 Mairí
Feira de Santana 2 X 1 Itaberaba
Conceição da Feira 1 X 1 Tanquinho (São Gonçalo dos Campos)
Miguel Calmon 0 X 1 Piritiba
Ponto Novo 1 X 1 Remanso
Biritinga 3 X 2 Riachão do Jacuípe
Santaluz 0 X 0 Conceição do Coité
São Felipe 0 X 2 Amargosa
Lauro de Freitas 3 X 0 Amélia Rodrigues
Simões Filho 0 X 0 São Franc. do Conde
São Félix 0 X 0 Sapeaçú
Maragogipe 2 X 1 Cachoeira
Terra Nova 4 X 3 Irará
Pojuca 0 X 1 Catu
Alagoinhas 1 X 0 Araçás
Mundo Novo 0 X 2 Ourolândia

Hospital de tratamento de ebola entra em greve em Serra Leoa

Os profissionais de saúde do centro estatal de tratamento de Ebola em Serra Leoa entraram em greve para protestar sobre salários e más condições de trabalho, disse a equipe do hospital à Reuters neste sábado.

O governo de Serra Leoa está lutando para lidar com o pior surto de Ebola da história, que já matou mais de 1.550 pessoas em toda a África Ocidental, com a taxa de infecção que continua a aumentar.

"Os trabalhadores decidiram parar de trabalhar porque não foram pagos os subsídios e faltam algumas ferramentas", disse Ismael Mehemoh, supervisor-chefe da clínica na cidade de Kenema, no leste do país.

As roupas para proteger os trabalhadores de serem infectados são inadequadas e há apenas uma maca quebrada, que é utilizada para transportar doentes e cadáveres, acrescentou Mehemoh.

Mais de 20 profissionais de saúde já morreram de Ebola na clínica de saúde Kenema depois de pegar o vírus altamente contagioso dos pacientes que estão lutando para salvar. Fonte: www.g1.com.br

Polícia faz alerta por suposta ameaça contra Obama nos EUA

A Polícia de Connecticut, nos EUA, entrou em estado de alerta neste sábado por conta de uma possível ameaça contra a vida do presidente Barack Obama, em visita pela região, indicaram as autoridades.

"As agências policiais receberam informações sobre uma pessoa e um veículo potencialmente suspeitos", indicou hoje em mensagem Nicole Mainor, porta-voz do Serviço Secreto. "Cooperamos com a Polícia local para determinar a validade da informação", acrescentou.

O porta-voz da Polícia de Connecticut, tenente Paul Vance, explicou que a agência entrou em alerta depois que o Serviço Secreto repassou o aviso de que uma pessoa cruzaria o estado e que a mesma poderia representar uma ameaça contra Obama.

O presidente americano esteve na noite de ontem em Rhode Island e, supostamente, comparecerá nesta noite ao casamento do cozinheiro da Casa Blanca, Sam Kass, e da jornalista da rede MSNBC de televisão Alex Wagner. A cerimônia será realizada no Condado Westchester, no norte do estado de Nova York, e Obama deve estar na companhia de sua esposa e suas filhas.

O jornal "Hartford Courant", de Connecticut, indicou nesta tarde que a polícia havia localizado o veículo (um Volkswagen Jetta azul 2014) em Hamden e que estava à procura do suspeito, que, segundo a imprensa local, poderia estar armado com um fuzil de assalto.

Hamden se encontra a cerca de 160 quilômetros de Newport, em Rhode Island. Fonte: www.terra.com/noticias

Falta de chuvas no PI faz perdas com as plantações de caju chegarem a 80%

Falta de chuvas no PI faz perdas com as plantações de caju chegarem a 80%

Mesmo sendo considerada uma espécie resistente aos efeitos da estiagem, as plantações de caju não estão resistindo aos três anos consecutivos de seca no Piauí e a safra no semiárido, sobretudo na região de Picos, está muito abaixo do esperado. Sem água no solo, a floração das plantas foi drasticamente reduzida e as perdas já chegam a 80%, é o que afirma a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag). De acordo com Paulo Carvalho, diretor de agricultura da Fetag, a situação na região de Picos é triste, mas o problema é identificado em todas as regiões do Estado. É muito triste ver que mais de 80% das plantações existentes morreram... Leia Mais

Mais Médicos ainda enfrenta falta de estrutura

Marcello Casal Jr./ABr
Profissional brasileiro do programa Mais Médicos, lançado pelo Governo há cerca de um ano

São Paulo - Ao completar um ano nesta terça-feira, 2, o Mais Médicos está presente em 3.785 municípios, enquanto os 14 mil profissionais do programa - dos quais mais de 11 mil cubanos - enfrentam desafios para trabalhar.

Os médicos deparam-se com infraestrutura precária dos postos, falta de medicamento, déficit de colegas, recusa de encaminhamento para especialistas e violência urbana. Apesar das insuficiências, pacientes comemoram a chegada dos doutores.

Lançado em meio à resistência de entidades médicas, o programa oferece bolsas de R$ 10 mil para brasileiros e estrangeiros e US$ 1.245 para cubanos trazidos por convênio com a Organização Pan-americana de Saúde (Opas).

São os cubanos que, involuntariamente, se embrenham nos rincões e nas periferias e assistem a populações de onde antes não havia médico.

Nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Beira Mangue e Nova Esperança, na periferia de Salvador (BA), há um ano, a população ficaria sem médico não fossem os médicos da ilha.

Brasileiros passam sufoco para pagar condomínio

São Paulo – O condomínio deixou de ser uma conta paralela. Com aumentos significativos, a taxa condominial tem ganhado cada vez mais destaque nos orçamentos pessoais.

Nos últimos dois anos e meio, os gastos com condomínio no Brasil subiram, em média, 23,27%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A alta é superior à variação da inflação medida pelo IPCA no período, de 15,51%.

E se na média a alta fica na casa dos 20%, algumas regiões do país veem um aumento ainda mais acentuado.

Uma aposentada de 86 anos, que preferiu não dizer seu nome, conta que em menos de um ano passou a pagar um valor 30% maior na taxa de condomínio do seu apartamento, localizado em Perdizes, bairro nobre de São Paulo. “O valor sempre aumenta e raramente diminui”, reclama.

O valor pago passou de 665 reais a 870 reais por mês entre outubro de 2012 e setembro de 2013, uma alta de 30,82%. Hoje, a taxa cobrada já chega aos 851 reais. “É o preço de um aluguel, não?”, questiona.

O prédio de 52 apartamentos tem sete funcionários e portaria 24 horas, mas não tem área de lazer. http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/proprietarios-passam-sufoco-para-pagar-condominio

Série D: Jacuipense perde a primeira, mas segue líder do grupo

A Jacuipense perdeu a primeira partida na Série D do Brasileirão na tarde deste domingo (31). A equipe baiana foi derrotada pelo Central-PE por 2 a 1, de virada, em Caruaru.
O time comandado por Ricardo Silva saiu na frente com um gol marcado por Casagrande ainda na primeira etapa da partida. No segundo tempo, a equipe pernambucana marcou com Juninho e Jailson.
Apesar do resultado negativo, a Jacuipense segue na liderança do Grupo A3 com 10 pontos. O Central é o vice-líder com 9 pontos ganhos.

Real Madrid é goleado por 4 a 2 para a Real Sociedad; de virada


De virada, Real Madrid é goleado por 4 a 2 para a Real Sociedad - EFE/Javier EtxezarretaO capitão Casillas classificou a atuação do Real Madrid como "horrível", palavra que resume a atuação do time na goleada sofrida diante da Real Sociedad por 4 a 2. O placar inesperado contra o adversário de menor expressão foi construído graças as falhas defensivas, principalmente as bolas aéreas.

Mas o começo da partida foi favorável ao Real Madrid que em 10 minutos abriu 2 a 0. A vantagem ruiu por causa da dificuldade do Real Madrid em defender, consequência de não ter um único jogador com características de marcação no meio de campo durante boa parte do jogo. O setor foi reforçado somente aos 28 minutos do segundo tempo com a entrada de Khedira, quando o time estava atrás no placar.

A Real Sociedad soube aproveitar os espaços concedidos para criar jogadas. O time explorou as laterais e chegou com facilidade no ataque em várias oportunidades. O lance do gol da virada é um resumo da fragilidade defensiva do time de Madri. Marcelo não acompanhou o jogador adversário que recebeu livre para cruzar.

São Paulo fica no empate contra o Figueirense

O São Paulo vinha de sequência de 4 jogos com vitórias no Brasileirão, série invicta que teve como protagonistas Pato e Ganso. Mas os dois não jogaram neste domingo contra o Figueirense. As ausências foram sentidas pelo time tricolor. O placar de 1 a 1 traduziu o equilíbrio entre as equipes no jogo em Florianópolis.

Giovanni Augusto e Rogério Ceni foram os autores dos gols na partida realizada no Orlando Scarpelli.

O empate fez o São Paulo ficar ainda mais longe do líder Cruzeiro. A equipe do Morumbi soma 33 pontos, na 3ª colocação, nove pontos a menos do que o primeiro colocado. O Figueirense completou seis jogos em perder, com 21 pontos. 

Além de Pato e Ganso, o São Paulo não teve Alvaro Pereira. Sem os três titulares para o compromisso no Sul, Muricy Ramalho escalou Michel Bastos na lateral esquerda, optando por Osvaldo e Ademilson no ataque. http://esporte.uol.com.br

Corinthians e Fluminense ficam no 1 a 1 e já veem Cruzeiro distante na liderança

Quem foi ao Itaquerão neste domingo viu um jogo acima da média do Campeonato Brasileiro, com dois times técnicos buscando a vitória quase o jogo todo. Só que o ímpeto não resolveu para nenhum dos dois lados. Na briga por uma vaga no G4 e de olho no líder Cruzeiro, Corinthians e Fluminense só empataram por 1 a 1, marcando passo na briga pelo topo da tabela.

Com a igualdade, o Corinthians chega a 32 pontos e o Fluminense a 30. Ambos se mantém na quarta e quinta colocações do Brasileiro, respectivamente, mas as vitórias de Inter e, principalmente, Cruzeiro, no último sábado, atrapalham os rivais, que seguem distantes. A distância dos dois para o líder é de 10 e 12 pontos na virada do turno. Para encostar, precisam de pelo menos quatro rodadas. 

Só que os dois técnicos, se forem espertos, tirarão lição da igualdade. O Fluminense, no primeiro tempo, e o Corinthians, no segundo, mostraram vários pontos positivos e estiveram bem perto de vencer, cada um à sua maneira.

Ambos pecam, no fim das contas, pela irregularidade. Nas últimas quatro rodadas, nenhum dos dois times conseguiu emendar duas vitórias consecutivas, o que explica a oscilação de ambos na tabela. http://esporte.uol.com.br

Botafogo bate o Santos com golaço em jogo de reverência ao goleiro Aranha

Três dias depois de sofrer com insultos racistas na partida contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, o goleiro Aranha foi recompensado com carinho e gestos de apoio no Maracanã. Com a bola rolando, porém, o arqueiro do Santos, que teve uma boa atuação, não conseguiu segurar o potente chute de trivela do meia Daniel, que deu a vitória ao Botafogo por 1 a 0 no Campeonato Brasileiro.
O momento mais marcante do embate no Rio de Janeiro partiu da torcida do Glorioso, que deixou a rivalidade de lado e cantou o nome de Aranha. Emocionado, o goleiro agradeceu os aplausos. Antes disso, os times entraram em campo com a faixa: "Somos preto. Somos branco. Somos um só".  http://esporte.uol.com.br

Empresários de Anitta pretendem cobrar multa rescisória de R$ 7 milhões

Depois de surgir como uma bomba a notícia de que Anitta rompeu com os antigos empresários e cobrou uma dívida de R$ 2,5 milhões, que triam sido desviados, eis que a empresa K2L resolveu se manifestar e afirmar que há uma multa rescisória milionária caso a artista leve a ideia a diante: “A K2L informa que recebeu, com perplexidade, no dia 28/08/2014, notificação extrajudicial da artista Anitta. A empresa esclarece que o contrato com a cantora continua em pleno vigor, afinal, as hipóteses para rescisão por parte da artista estabelecem prazos para resposta da K2L, que ainda não terminaram, além da previsão do pagamento de multa – atualmente calculada em R$ 7 milhões. A empresa esclarece ainda que, em dois anos de serviços realizados com excelência, todas as prestações de contas foram devidamente apresentadas e aprovadas pela artista. Comunica, também, que todas as afirmativas da notificação recebida são levianas e que as provas de fatos contrários aos alegados serão apresentadas em juízo. Já que as partes ainda possuem muitos compromissos previamente assumidos, a K2L confirma seu comprometimento em honrar todas as suas obrigações, inclusive junto à própria artista”. BN

BA: Intermunicipal 2014>> Seleção de Itabuna vence Ilhéus de virada e se recupera na competição

A seleção de Itabuna se recuperou da derrota contra Uruçuca e com muita garra venceu a equipe de Ilhéus de virada por 2 a 1, na tarde deste domingo, 31, no estádio Luiz Viana Filho (Itabunão), com gols de Gugu e Ruan Lopes. 
A equipe de Itabuna começou a partida sufocando o adversário, que veio com uma proposta de jogo muito defensiva, chegando a se defender com oito na defesa. Nos contra-ataques os visitantes chegavam com perigo,  o atacante Sandro Cabeludo perdeu duas chances de abrir o placar, mas na terceira, aos 17 minutos, ele chutou por cima do goleiro Roberto e abriu o placar para Ilhéus, assustando os itabunenses.
A equipe de Itabuna sentiu o gol, mostrou nervosismo, mas o técnico Nino Black chamou à atenção dos garotos que voltaram a se impor em campo. Aos 21 minutos Sandro Cabeludo quase vira o jogo, mas a bola saiu pela linha de gundo.
Numa bela cobrança de falta, aos 25 minutos, Yuri colocou a bola na cabeça de Gugu que não desperdiçou e empatou a partida, Itabuna 1 x 1 Ilhéus.
A equipe Itabunense teve que mudar ainda no primeiro tempo, Léo Pitangueira machucou o tornozelo e foi substituído por Ruan Lopes aos 35 minutos. A equipe local prendia muito a bola, o excesso de preciosismo de Caio Andrade, Yuri e Gugu e o direcionamento do jogo só para o lado esquerdo prejudicava  a equipe. 
Aos 42 minutos, em mais uma boa jogada do Sandro Cabeludo quase faz a virada de Ilhéus, mas o chute saiu para fora. O árbitro deu cinco minutos de acréscimos no primeiro tempo.
O segundo tempo começou como o primeiro, quente !
Logo com um minuto quase a virada de Itabuna, mas Gugu perdeu uma gande chance, chutou para fora. Ilhéus não mudou a postura, voltou para segurar o resultado e tentar nos contra-ataques. 
Com 10 minutos a seleção da casa já tinha perdido quatro chances de virar a partida, mas não finalizava bem.
Itabuna insistia nas jogadas pela esquerda, sempre parando na defesa adversária.
Foi por pouco, mas Yuri perdeu boa chance de gol, no contra-ataque  Ilhéus que quase vira o jogo, mas o goleiro Roberto fez boa defesa.
Virou ! Raul dominou a bola pela direita, cruzou, e o goleiro Sinho rebateu a bola que sobrou para Ruan Lopes, ele dominou e por cobertura, fez o gol da virada aos 28 minutos, para alegria da pequena torcida presente no gigante itabunão.
A seleção de Ilhéus resolveu ir para o ataque, mas o goleiro Roberto não permitia que a bola parasse no fundo da rede.
Caio Andrade e Yuri fizeram boa jogada de frente para o gol, na conclusão o goleiro Sinho segurou firme aos 31 minutos.
Gi, fez falta dura em Yuri aos 40 minutos e foi expulso. A seleção de Itabuna pressionou, Ilhéus se segurou como pode e a partida terminou com a vitória de Itabuna por 2 a 1.
Itabuna e Ilhéus se enfrentam no próximo domingo, 7, às 15:00 horas, em Ilhéus no jogo de volta.
A vitória coloca Itabuna na vice liderança com 6 pontos, um atrás de Uruçuca que foi a 7, com o empate em Coaraci. Coaraci é a terceira com 4 e Ilhéus na lanterna sem pontuar. 

FICHA TÉCNICA: ITABUNA 2 X 1 ILHÉUS
Campeonato Intermunicipal de Futebol - 2014
Data: 31-08-2014 - Horário: 15 horas - Local: Estádio Luiz Viana Filho 

Arbitragem Central: Fábio da Cruz Cardoso (Itarantim).
Auxiliares: Cosme Bispo dos Santos (Ibicaraí), Ivan Souza de Oliveira (Iguaí).
Gols: Sandro Cabeludo (17´1ºt - Ilhéus), Gugu (25´1ºt - Itabuna), Ruan Lopes (28' 2ºt - Itabuna). 
Público Pagante: 111 - Renda Bilheteria: 555,00 + 225,00 (Partida Preliminar) - Renda Total: R$ 780,00 (Total das Despesas: 1.555,00 - Saldo Negativo: - 775,00).

ITABUNA - Roberto; Thiago, Tiziu, Tone e Lei; Yuri, Léo Pitangueira (Ruan Lopes), Rafael Sopa e Caio Andrade; Gugu e João Vítor. 
Técnico: Nino Black

ILHÉUS - Sinho; Roque, Jose, Bobó e Dênis; Danilo, Géo, Léo, Marcos (Gi - Expulso 40' 2ºt) e Fram; Sandro Cabeludo. 
Técnico: Magela Rossi

Recessão "técnica" ? O que há no Brasil é recessão de verdade. Saiba por que

Menor PIB significa menor produção, geração de riqueza e renda. Ao lado, infográfico mostra queda da renda. 

Já existem economistas falando em PIB zero para este ano. 
CLIQUE AQUI para ler material sobre isto.

De maneira um tanto simplista, costuma-se considerar que uma economia entra em recessão após dois trimestres consecutivos de queda no PIB.

. É o que acontece neste momento no Brasil.

. Algns jornais, revistas, rádios, TVs e mídias de Web, preferiram usar a expressão "recessão técnica", minimizando o impacto do que acontece na vida real do País, tentando assim demonstrar que o caso atual é apenas "passageiro", já que é uma recessão técnica.

. O economista André Azevedo, com quem o editor conversou neste final de semana, disse ao editor que em muitos Países, como EUA, a recessão precisa vir caracterizada por recuos em inúmeros indicadores, inclusive emprego, o que não aconteceu ainda no Brasil.

. O conceito usado aqui, no entanto, é a expressão mais simples de dois recuos trimestrais seguidos do PIB.
CLIQUE AQUI para examinar um pequeno debate sobre o conceito de recessão.

Marina ganhou R$ 1,6 milhão com palestras em três anos

do BOL, em São Paulo/Marco Ambroósio/Estadão Conteúdo
A candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, e o seu vice, Beto Albuquerque (PSB), lançam o programa de governo em evento realizado no bairro de Pinheiros, zona oeste da cidade de São Paulo, nesta sexta-feira (29).

De acordo com informações da Folha de S.Paulo deste domingo (31), a ex-senadora Marina Silva faturou R$ 1,6 milhão com palestras desde 2011, quando abriu uma empresa do ramo depois de ter perdido a eleição de 2010, mas conquistado quase 20 milhões de eleitores.

O valor de R$ 1,6 milhão é referente ao período de março de 2011 a maio de 2014. Segundo a Folha, Marina sempre manteve em segredo os detalhes sobre a atividade que virou sua principal fonte de renda desde que deixou o Senado. Agora candidata à Presidência da República, ela aceitou revelar o valor de seus rendimentos após questionamentos do jornal.
Em pouco mais de três anos, Marina diz que assinou 65 contratos e fez 72 palestras remuneradas. Os nomes das empresas e das entidades que pagaram para ouvi-la não foram revelados, pois, segundo a candidata, os contratos têm cláusulas de confidencialidade.

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso, que também cobram por palestras desde que deixaram o cargo, mantêm igualmente em segredo os valores que recebem e a identidade dos clientes.

Na matéria deste domingo, a Folha de S.Paulo lista os detalhes do faturamento:

- Marina recebeu, em média, R$ 41 mil mensais. O valor é mais que o dobro dos R$ 16,5 mil que ela recebia como senadora no fim de seu mandato, em 2010.

- Os rendimentos da empresa de Marina aumentaram ano a ano, saltando de R$ 427,5 mil em 2011 para R$ 584,1 mil em 2013.

- Em 2014, por causa das eleições, Marina assinou só um contrato de R$ 132,6 mil para apresentações em quatro países da América do Sul e suspendeu em junho a contratação de participações remuneradas. As últimas cinco cinco palestras foram gratuitas, antes do início oficial da campanha eleitoral, em julho.

- O valor do último contrato remunerado fechado pela empresa de Marina se aproxima do valor total dos bens que ela declarou à Justiça Eleitoral como candidata à Presidência da República.

O jornal também esclarece o valor declarado pela candidata: Marina estimou em R$ 135 mil o valor de seu patrimônio pessoal, que inclui uma casa e seis terrenos em Rio Branco, a empresa criada para contratar sus palestras e uma conta no Banco do Brasil. Em 2010, ela estimou o valor de seus bens em R$ 149 mil. (Com informações da Folha de S.Paulo)

Futebol brasileiro teve 12 casos de racismo em 2014; três foram no Nordeste

Depois das ofensas racistas ao goleiro Aranha no duelo do Santos contra o Grêmio na última quinta-feira (28), em Porto Alegre, o jornal Folha de S. Paulo fez um levantamento dos casos de ofensas racistas no futebol brasileiro em 2014. 
Nos primeiros oito meses do ano, foram identificados 12 casos, o que leva a uma média de mais de um episódio por mês. Três das denúncias de gestos racistas aconteceram na região Nordeste: em 2 de março, o goleiro Dida, do América-MG, afirmou ter sido chamado de "macaco" por torcedores do Alecrim em partida do Campeonato Potiguar; no confronto entre Estanciano e Confiança, pelo Campeonato Sergipano em 12 de abril, o jogador Oliveira, do time mandante, acusou Leandro Kivel, do Dragão, de ter cometido ofensas racistas; já no último dia 25, pela Série C do Campeonato Brasileiro, torcedores do Treze-PB teriam chamado jogadores do Cuiabá que estavam no banco de reservas de "macacos". Segundo Paulo Schmitt, procurador-geral do STJD, o Código Brasileiro de Justiça Desportiva prevê a perda de três pontos para o clube condenado, e a exclusão caso seja um torneio eliminatório. Dos 12 incidentes de 2014, dois ainda estão em andamento. BN*Foto: Eduardo de Quadros / Foto Arena

Mulher toma até 10 litros de leite por dia e gasta mais de R$ 100 por semana com seu vício

Sandra Heap, de 46 anos, é uma babá inglesa, de Southport, que possui hábitos pouco convencionais.

Ela bebe dez litros de leite por dia, e revelou gastar o equivalente a quase R$100 por semana, apenas para o consumo do líquido.

A mulher, que vive com seu marido, filho e as crianças que cuida, não bebia leite na infância, mas agora não pode passar um dia sem ingerir o alimento. “Durante o dia eu preciso tomar leite, e essa vontade me dá duas ou três vezes. Costumo tomar seis litros entre as 9 da manhã e 10 da noite. Depois das 10 da noite eu começo a querer ainda mais, não sei se é algo psicológico”, disse.

A mulher troca qualquer bebida por um copo de leite. As saídas sociais costumam vir acompanhadas por situações até mesmo engraçadas. "Às vezes estou bebendo champanhe em um restaurante, mas se me perguntar se vou querer mais alguma coisa, provavelmente vou dizer: ‘você sabe onde eu posso tomar um copo de leite?’", relatou.

Ela acrescentou que, às vezes, acorda no meio da noite e vai até uma loja aberta 24 horas para estocar leite, caso precise correr quando o desejo bate.

Que país é este ?


Justiça Eleitoral do Amapá manda retirar do ar 2 emissoras de TV e 16 de rádio

A Justiça Eleitoral do Amapá determinou a retirada do ar, até o dia 5 de outubro, de duas emissoras de televisão e de 16 de rádios do estado por entender que veicularam matérias que excederam o limite da crítica e o direito de opinião. Os veículos punidos pertencem ao Sistema Beija-Flor de Comunicação Ltda. A maioria das emissoras foi lacrada no final da tarde de ontem (29).

Pela determinação judicial, tomada ontem (28), as emissoras deverão funcionar somente para a transmissão do horário eleitoral gratuito e, a cada 15 minutos, informar que estão fora do ar por desobediência à Lei Eleitoral. A decisão foi proferida em liminar concedida pelo desembargador Carlos Tork, juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá.

Tork determinou a suspensão do sinal de todas as emissoras do grupo de comunicação e estabeleceu que o não cumprimento voluntário da decisão, em até 24 horas, ensejará multa diária de R$ 15 mil, além da imputação de crime de desobediência aos representantes legais das emissoras.

ITABUNA-BA: Interbairros 2014>> Resultados deste domingo 31-08; Lomanto goleou Santa Catarina

SÃO PEDRO
08:30 - CONCEIÇÃO 3 X 2 PONTALZINHO
10:30 - SÃO PEDRO 3 X 0 VILA ZARA
DANIEL GOMES
08:30 - NOVO FONSECA 1 X 3 CARLOS SILVA
10:30 - DANIEL GOMES 2 X 1 MARIA PINHEIRO
VILA DAS DORES
08:30 - SÃO ROQUE 0 X 1 FÁTIMA
10:30 - ANTIQUE 1 X 1 MONTE CRISTO
LOMANTO 
08:30 - BANANEIRA 1 X 0 ODILON
10:30 - LOMANTO 5X0 SANTA CATARINA
CAIC
08:30 - PARQUE SANTA CLARA 1 X 3 SÃO CAETANO
10:30 - SARINHA 2 X 1 VILA ANÁLIA
ITAMARACÁ
09:30 - ITAMARACÁ 0 X 1 FERRADAS

Fabricante de bebidas alcoólicas é acusado de acrescentar Viagra em cerveja para aumentar os lucros

Um fabricante chinês de bebidas alcoólicas admitiu ter acrescentado Viagra em seus produtos.

O dono da indústria, identificado apenas como Sr. Huang, foi desmascarado após clientes perceberem efeitos colaterais indesejados ao tomarem as bebidas fabricadas pela empresa.

O marketing trabalhou na imagem da cerveja, dizendo que se tratava de algo saudável e nutricional, de acordo com informações a China News Agency.

Huang, fundador da Nine Springs Ecological Agriculture Development Company, na província de Hubei, foi acusado de comprar 1 kg de sildenafil – molécula farmacológica conhecido comercialmente como Viagra – na internet em janeiro deste ano para acrescentar em suas bebidas alcoólicas, sem mencioná-la nos rótulos.

De acordo com declarações da empresa, a forte concorrência obrigou a atitude, para buscar um destaque em meio a diversas marcas, “alavancando as vendas de álcool para ganhar dinheiro rápido”.

Huang comentou que acreditava não estar fazendo nenhum mal às pessoas, e pensava que apenas uma overdose de sildenafil seria prejudicial aos consumidores. Além disso, admitiu que sabia estar indo contra a lei.

Até o momento, é desconhecido se o acréscimo de Viagra na fórmula aumentou as vendas. Os produtos contendo a substância foram proibidos. Fonte: Metro Foto: Reprodução / Metro e DailyMail

Vereador da Paraíba pede ajuda para não perder a filha para traficantes de drogas

Câmara discute consumo de drogas em praças do município e anuncia ações de combate 

Vereador Evaldo Araújo, da Câmara de Sousa

A elevação da violência ligada ao tráfico de drogas foi tema de debate na Câmara dos Vereadores de Sousa, no Sertão da Paraíba. O vereador Evaldo Araújo, mais conhecido como “Batatinha”, falou sobre sua filha de 18 anos e o risco de envolvimento com o tráfico.

“Muitas pessoas querem levar minha filha para o mundo das drogas. Estou muito triste e preocupado, mas não vou desistir dela, pois eu a amo. Meu apelo é que a Polícia e os outros órgãos competentes fiscalizem as praças públicas, escolas e outros locais para acabar com esses pontos de droga na cidade”, falou Batatinha.

Já o vereador Aldeone Abrantes disse que alguns bares e restaurantes viraram ponto de encontro dos adolescentes para o consumo de entorpecentes. Aldeone falou, também, que depois das 22h a cidade se torna uma verdadeira ‘cracolândia’.

Também vereador, Dênis Formiga contou que, mês que vem, vai realizar uma caminhada contra as drogas e ações preventivas nas escolas, praças e principais ruas do município para alertar a juventude sobre os riscos do uso de drogas e bebidas alcoólicas. Diário do Sertão

IBOTIRAMA-BA: Município teria esquema para pagamento indevido de auxílio a pescadores

Após denúncia de que o vereador Pequeno, de Santa Maria da Vitória, estaria recebendo o seguro-defeso de forma irregular, o município de Ibotirama, na região do Vale do São Francisco, também passa por acusações de pagamento indevido do benefício. 
Aparentemente, das 3.222 pessoas registradas no Ministério da Pesca para receber o auxílio, apenas pouco mais de um terço deles são pescadores. Quem estaria à frente do esquema, que rendeu R$ 24 milhões para a cidade nos últimos dois anos, seria o vereador e presidente da colônia de pescadores Felisberto Gomes dos Santos (PMDB) o Filú, que apóia o candidato a deputado federal José Carlos da Pesca (PRB). Dentre os beneficiados, se encontra o candidato a vereador nas eleições de 2012 Dimas do Juá Novo, que declarou à época ter um patrimônio de R$ 73 mil, por exemplo. Procurados, os políticos negaram qualquer tipo de irregularidade nos registros dos pescadores de Ibotirama. Informações do jornal A Tarde.Foto: Portal Jaguarari / Reprodução

Governante que não repassar ao INSS contribuição de servidor pode ficar inelegível

O presidente da República, os governadores e os prefeitos que deixarem de repassar ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) as contribuições recolhidas de servidores podem ficar impedidos de concorrer à reeleição.

A medida está prevista no Projeto de Lei Complementar 352/13, do deputado Luiz Couto (PT-PB), e também se aplica àqueles que tiverem substituído os titulares desses cargos ao longo do mandato.

A proposta altera a lei que trata dos casos de inelegibilidade (Lei Complementar 64/90). “A gravidade da falta de repasse dispensa maiores explicações, uma vez que impacta diretamente os cofres públicos e desequilibra as ações de seguridade social previstas na Constituição”, afirmou Couto.

Atualização
O projeto também inclui na lei complementar a regra segundo a qual os titulares do Executivo só podem ser reeleitos uma vez. A medida já está prevista na Constituição desde 1997 (Emenda Constitucional 16) e o objetivo, segundo Luiz Couto, é apenas atualizar a legislação.

Tramitação
A proposta, que tramita em regime de prioridade, será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para o Plenário. Agência Câmara Notícias

Fumar maconha aos 18 anos aumenta as chances de ter doença mental na velhice, diz pesquisa com 50.000 homens

Homens que fumam maconha frequentemente aos 18 anos, são mais propensos a acabarem incapacitados, ao atingirem os 60 anos, de acordo com os pesquisadores.

No entanto, os cientistas dizem que não está claro se o uso maconha na adolescência pode abrir o caminho para outras substâncias mais pesadas, ou se, nos casos estudados, era um sinal precoce de fatores psiquiátricos ou sociais que contribuíram para a deficiência, mais tarde

Os pesquisadores por trás do longo estudo de homens suecos, advertiram que o aumento do uso pode levar a problemas de envelhecimento.

Os pesquisadores descobriram que os homens que usaram maconha mais de 50 vezes antes dos 18 anos, eram 30 % mais propensos a sofrerem uma deficiência mental em algum momento, entre as idades de 40 e 59 anos.

Um padrão semelhante foi observado em homens jovens que usavam maconha em menor frequência, com a chance de deficiência na idade média crescente com o aumento do consumo de maconha aos 18 anos.

Bebê é agredida em casa e tem braço quebrado no Rio Grande do Sul

Uma menina de uma ano e oito meses teve o braço quebrado ao ser espancada na noite desta sexta-feira (29), no Rio Grande do Sul. O crime ocorreu no bairro Divina Providência, na cidade gaúcha de Santa Maria, no norte do Estado. Pai e madrasta foram presos suspeitos da agressão.

Desde a quinta-feira os vizinhos vinham ouvindo gritos da menina. Mas foi só no início da noite de sexta-feira que ela foi socorrida. Uma conhecida avisou a mãe que o bebê estava sendo agredido pelo pai. A mulher, que havia se separado do marido há seis meses, toma conta dos outros dois filhos do casal. Em um acordo, o homem ficou com a mais nova.

Ao chegar à residência do ex-marido, a mãe da menina verificou os ferimentos e a levou ao pronto socorro da cidade. A menina foi encontrada com hematomas pelo corpo, no rosto e pescoço, e com o braço direito quebrado.

A polícia foi chamada e prendeu o pai, de 43 anos, e a madrasta, de 52, sob a suspeita de maus tratos. Conforme o Conselho Tutelar, a Justiça será acionada para determinar um paradeiro seguro para o bebê. Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, as identidades dos pais não foram divulgadas para preservar a menina.

Fenda divide estrada no México e intriga especialistas

Um vídeo, publicado no Youtube no último dia 18, mostra uma enorme fenda que se estende por vários quilômetros em Hermosillo, no noroeste do México. 

As imagens do local, capturadas por um drone, mostram que o buraco de 8 metros de profundidade chegou a dividir uma estrada.

Segundo o jornal El Imparcial, a incrível fissura apareceu na semana passada e está sendo investigada por geológos. A Unidade de Proteção Civil acredita que um recente terremoto tenha causado a abertura o fenômeno.

No entanto, pesquisadores da Universidade de Sonora acreditam que os diques para armazenar a água da chuva, construídos por fazendeiros da região, tenham causado o colapso na terra.

Europa terá maior ciclovia do mundo: 70 mil km


Foto: reprodução 
Em breve será possível cruzar 43 países da Europa de bicicleta.
O Eurovelo, será uma imensa ciclovia que irá da Rússia a Portugal e da Finlândia à Sicília.
A rede vai interligar 14 ciclovias do bloco, e terá um total de 70 mil quilômetros de extensão.
O trajeto terá trechos urbanos e rodoviários, e vai favorecer o turismo histórico e ecológico das regiões.

O Eurovelo pretende estimular o uso da bicicleta como meio de transporte, tanto para os percursos dentro das cidades quanto para rotas mais longas, que liguem um município ao outro.

O turismo sustentável vai valorizar rotas que passam por edifícios e monumentos históricos, museus e também regiões típicas no interior dos países.

As quatro principais ciclovias serão: 
a rota da Costa Atlântica, com 8.186 quilômetros de extensão, 
a rota do Sol, com 7.409 quilômetros de distância, 
a rota do Mar Báltico, com 7.980 quilômetros, 
e a rota Iron Curtain Trail, com 10.400 quilômetros.

Países
A rota da Costa Atlântica conectará Noruega, Reino Unido, Irlanda, França, Espanha e Portugal. 
A rota do Sol também sai da Noruega para Finlândia, Suécia, Dinamarca, Alemanha, República Tcheca, Áustria, Itália e Malta.
Já a rota do Mar Báltico passará por Polônia, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Rússia, Estônia, Letônia e Lituânia. Por fim, a rota Iron Curtain Trail, a maior da rede, unirá a Europa Ocidental com a Oriental, passando por 20 países.

O site da Eurovelo terá várias dicas de passeios, entre eles um que passa por regiões de vinícolas.
O projeto está previsto para terminar em 2020.
Com informações do OutrasPalavras

Candidato a governador assume ser gay durante programa eleitoral no Ceará

Foto: Reprodução / YouTube
O candidato ao governo do estado Ceará, Aílton Lopes (PSOL), revelou que é homossexual na propaganda eleitoral que foi ao ar sexta-feira (30). A campanha foi ao ar no Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, exibiu dois casais do mesmo sexo se beijando e o postulante defendeu que assumir a luta pela diversidade sexual é um "ato político" em defesa dos direitos. "Eu sou gay e sei como foi difícil me aceitar, me assumir. Enfrentei o medo da rejeição, a desconfiança se eu era norma, o medo de ser alvo de piadas, Há quem esteja chocado com o beijo ou com qualquer troca de afeto entre pessoas do mesmo sexo. É impressionante como o amor tem causado mais choque do que a guerra, do que a violência e a desigualdade", diz o candidato no vídeo. BN

TEIXEIRA DE FREITAS-BA> Merenda escolar era vendida em rmercado

O Ministério Público de Teixeira de Freitas com apoio da Polícia Militar e a agentes da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior aprendeu no fim da tarde desta sexta-feira, 29 de agosto, quase dois mil quilos de produtos da Merenda Escolar supostamente desviados de assentamentos do Movimento Sem Terra (MST). De acordo com informações, as apreensões ocorreram depois que o Ministério Público recebeu denúncias de que a merenda escolar distribuída para os escolas de assentamentos do MS, através do Programa de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) estaria sendo desviada e vendidas em dois supermercados localizados no Colina Verde e São Lourenço e uma distribuidora nas imediações da Mercado Municipal no centro de Teixeira de Freitas, todos pertencentes a um empresário de prenome Antônio que ainda não foi localizado. Ao todo foram apreendidos, 966 quilos de feijão, 612 quilos de farinha e 277 quilos de açúcar com selo do Programa Parceiro da Escola. Pelo menos cinco funcionários dos supermercados forma conduzidos para a delegacia e até o fechamento desta matéria ainda estavam sendo ouvidos pelo delegado titular, Kleber Gonçalves. A merenda apreendida foi apresentada na Polícia Civil e levada pra o Ministério Público que dará prosseguimento as investigações para tentar identificar os responsáveis pelos desvios. (Sul Bahia News)

Filha de Chico Mendes critica Marina e declara apoio a Dilma

Ângela Mendes diz que ex-senadora é “enorme ponto de interrogação” e foi “infeliz” ao dizer que seu pai, líder seringueiro e ambientalista, era da “elite”

Ângela gravou vídeo, em 2010, no qual pedia a Marina, em quem declarou voto no primeiro turno, apoiasse Dilma no segund

Filha do ex-líder seringueiro Chico Mendes, Ângela Mendes publicou texto em seu perfil no Facebook (veja a íntegra abaixo) em que declara apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e classifica a candidata Marina Silva (PSB), que começou sua trajetória política ao lado de seu pai, como um “enorme ponto de interrogação”.

Eleitora de Marina no primeiro turno e de Dilma no segundo, em 2010, Ângela qualificou como “infeliz comparação” a declaração da ex-senadora, feita durante o debate entre os presidenciáveis na Band (veja a íntegra), na última terça-feira (27), de que Chico Mendes também fazia parte da “elite”.

A comparação feita por Marina também foi rebatida ontem pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri (Acre). Em nota, o sindicato afirmou não concordar com a política ambiental defendida pela ex-ministra do Meio Ambiente e defendida por ela nos dias atuais.

Na mensagem publicada no Facebook, Ângela diz respeitar e admirar a trajetória de vida e o esforço da ex-senadora do Acre, que, alfabetizada apenas aos 16 anos, tornou-se uma das principais referências mundiais na questão ambiental. Mas isso, por si só, segundo a filha de Chico Mendes, não credencia a ex-ministra do Meio Ambiente a governar o país. Ela critica as decisões tomadas por Marina desde que deixou o PT.

“Marina pra mim ainda é um enorme ponto de interrogação, pra começar: desistiu do PT (utopia do passado) quando poderia ter resistido como fazem hoje tantos PTistas históricos mesmo não tendo o mesmo espaço que a elite que tenta dominar o partido, não resistiu à pressão enquanto ministra quem me garante que vai resistir à pressões ainda mais forte se eleita presidente?”, questiona.

Ângela também questiona as “concessões” feitas pela cúpula do PSB para alavancar a candidatura de Marina. “Terá ela realmente liberdade pra governar? Não sei, como será esse mandato em rede, apenas com os melhores? Quem são esses melhores e quais critérios serão utilizados pra escolha desses ‘melhores’?”

A filha do ex-líder seringueiro assassinado em 1988 em Xapuri, no Acre, diz que suas “dúvidas” são para Marina e suas “esperanças”, para Dilma. Na eleição de 2010, Ângela chegou a gravar um vídeo divulgado na internet em que dizia ter votado em Marina, então candidata pelo PV à Presidência, no primeiro turno. “Votei na Marina por lealdade à história dela com o meu pai”, declarou à época. Mas cobrava apoio da ex-ministra do Meio Ambiente à candidatura de Dilma no segundo turno.

Debate na Band
A declaração de Marina sobre Chico Mendes, seu amigo pessoal e aliado na luta dos seringueiros no Acre, surgiu quando a candidata foi questionada por Levy Fidélix (PRTB) por suas ligações com o empresário Guilherme Leal, da Natura, e a socióloga Neca Setúbal, herdeira do banco Itaú.

“Não tenho preconceito contra a condição social de nenhuma pessoa. Quero combater essa visão de apartar o Brasil, de que temos de combater as elites. O Guilherme faz parte da elite, mas os ianomâmi também. A Neca é parte da elite, mas o Chico Mendes também é parte da elite”, disse. “Essa visão tacanha de ter de combater a elite deve ser combatida. Eu quero governar unindo o Brasil, e não apartando o Brasil. Pessoas honestas e competentes temos em todos os lugares”, afirmou.

Veja a íntegra do texto de Ângela Mendes:
“Ok, alguns amigos me pediram uma posição sobre a candidatura da Marina e a menção que ela fez ao meu pai como sendo ele da “elite”.

Vamos lá, eu respeito e admiro muito a Marina pela sua trajetória de vida, pelo esforço pessoal com que venceu todas as dificuldades impostas à ela como o analfabetismo, doenças e toda espécie de discriminação, até pelo modo com que consegue envolver a todos com seu discurso ecologicamente correto e bem acabado, mas pra mim isso não basta pra governar um Brasil como o de hoje, tenho muitas dúvidas, de todos os tipos, Marina pra mim ainda é um enorme ponto de interrogação, pra começar: desistiu do PT (utopia do passado) quando poderia ter resistido como fazem hoje tantos PTistas históricos mesmo não tendo o mesmo espaço que a elite que tenta dominar o partido, não resistiu à pressão enquanto ministra quem me garante que vai resistir à pressões ainda mais forte se eleita presidente? Com tantas concessões feitas pela cúpula do PSB, aliás todas as concessões possíveis, penso eu que será que tramam as cabeças pensantes desse partido caso consigam eleger Marina? Terá ela realmente liberdade pra governar? Não sei, como será esse mandato em rede, apenas com os melhores? Quem são esses melhores e quais critérios serão utilizados pra escolha desses “melhores”? minhas dúvidas são pra Marina, mas minhas esperanças são pra companheira Dilma, que ela consiga, se eleita, continuar melhorando o Brasil, com uma política que tem problemas mas que não admite dúvidas. Ah, quanto ao fato do Chico ser da elite, considero que foi apenas uma infeliz comparação, nem precisa de todo esse mimimi.” Fonte: Ccngresso em Foco

Ex-motorista do presidente do BB: "Ele descia com malas de dinheiro"

O jornal Folha de S. Paulo de hoje ouviu o ex-motorista do Banco do Brasil Sebastião Ferreira da Silva, 69, que disse em depoimento ao Ministério Público Federal que fez diversos pagamentos em dinheiro vivo a mando do presidente da instituição, Aldemir Bendine. A reportagem foi muito além da conversa com o ex-motorista.

. Leia tudo:
Ferreirinha, como é conhecido, disse que em certa ocasião Bendine, após subir de mãos vazias num prédio na região dos Jardins, em São Paulo, saiu com uma sacola repleta de maços de notas de R$ 100. Segundo ele, a sacola foi entregue depois ao empresário Marcos Fernandes Garms, amigo de Bendine.
A Folha telefonou para a casa do empresário e deixou recado na sexta-feira (29), mas ele não ligou de volta.

O depoimento do motorista, ao qual a Folha teve acesso, gerou a abertura de um procedimento de investigação contra Bendine, em junho, por suspeita de lavagem de dinheiro. É uma etapa preliminar do trabalho do Ministério Público, quando os procuradores buscam provas para embasar um eventual processo.
CLIQUE AQUI para ler a ampla reportagem da Folha de S. Paulo deste domingo.

Saiba como a dengue pode chegar até você

A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aedes aegypti e Aedes albopictus), que picam tanto durante o dia como à noite. Os transmissores, principalmente o Aedes aegypti, se reproduzem dentro ou nas proximidades de habitações, em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas, etc.). A transmissão pelo Aedes albopictus não é comum porque o mosquito não costuma freqüentar o domicílio como o Aedes aegypti.

COMO ELE SE COMPORTA? COMO ATACA?
O Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. O mosquito costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa.

O Aedes aegypti se caracteriza por ser um inseto de comportamento estritamente urbano, sendo raro encontrar amostras de seus ovos ou larvas em reservatórios de água nas matas. Em média, cada Aedes aegypti vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. Ela é capaz de realizar inúmeras posturas no decorrer de sua vida, já que copula com o macho uma única vez, armazenando os espermatozóides em suas espermatecas (reservatórios presentes dentro do aparelho reprodutor). Uma vez com o vírus da dengue, a fêmea torna-se vetor permanente da doença e calcula-se que haja uma probabilidade entre 30 e 40% de chances de suas crias já nascerem também infectadas.

Os ovos não são postos na água, e sim milímetros acima de sua superfície, em recipientes tais como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas dágua descobertas, pratos de vasos de plantas ou qualquer outro que possa armazenar água de chuva. Quando chove, o nível da água sobe, entra em contato com os ovos que eclodem em pouco mais de 30 minutos. Em um período que varia entre cinco e sete dias, a larva passa por quatro fases até dar origem a um novo mosquito.

MODO DE TRANSMISSÃO
A fêmea do mosquito pica a pessoa infectada, mantém o vírus em sua saliva e o retransmite em novas picadas. A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre nesta fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. O mosquito transmitirá o vírus em todas as picadas que realizar a partir dali.

QUAL O AMBIENTE IDEAL?
As fêmeas e os machos (que geralmente acompanham as fêmeas) ficam dentro das casas. A temperatura mais favorável para o desenvolvimento da larva é entre 25 a 30ºC. Abaixo e acima destas temperaturas o Aedes diminui sua atividade. Acima de 42ºC e abaixo de 5ºC ele morre. http://www.blogsbrasil.com

UBAITABA-BA: Caçamba com alunos do Curso de Bombeiros Civil vira e deixa vários feridos

Os alunos iriam participar de um treinamento.(Foto:Ubaitaba Urgente)
Mais de 20 alunos matriculados no Curso de Bombeiros Civil promovido pelo Instituto Beneficente Eletro Carlos (IBEC) ficaram feridos em um grave acidente na noite deste sábado (30). O acidente aconteceu na BR-030, próximo ao distrito de Faisqueira. Os alunos estavam sendo transportados na carroceria de um caminhão caçamba de placa JOE- 1070, dirigida por um homem de prenome Jailtom. Os alunos estavam se deslocando para participarem de um treinamento em uma fazenda no município de Maraú. Segundo informações de testemunhas, o veículo não conseguiu subir uma ladeira que fica logo após uma ponte, descendo de ré e virando em seguida. As vítimas foram encaminhadas para o hospital de Ubaitaba e em seguida conduzidas para Itabuna em várias ambulâncias disponibilizadas por municípios vizinhos. Alguns alunos tiveram fraturas expostas, pancadas e escoriações em várias partes do corpo. O Instituto Beneficente Eletro Carlos, responsável pelo Curso de Bombeiro Civil, é presidido pelo vereador ubatense, Carlinhos Diplomata (PR), que há anos realiza diversos cursos técnicos em Ubatã e em municípios da região. Ainda não foram reveladas as identidades das pessoas envolvidas no acidente, que felizmente não registrou vítimas fatais. As informações são do blog Ubaitaba Urgente.

Apresentar preso ao Juiz em 24 horas prejudica réu

(Cláudio Humberto) - O projeto de lei do Senado que obriga a apresentação de presos em flagrante a um juiz, no prazo máximo de 24h, é no mínimo impraticável, por atentar contra o direito de defesa do réu, além do “incomensurável custo de deslocamento”, segundo entendimento de pelos menos duas entidades que representam os profissionais envolvidos no assunto: as associações de Magistrados do Brasil (AMB) e de Delegados (Adepol). Relator, o senador Humberto Costa (PT-PE) nem percebe que o projeto é inócuo: prisões já são notificadas imediatamente ao juiz e à família. Em julho, se essa lei existisse, só em São Paulo seriam necessárias mais de 350 audiências por dia com juízes, para apresentar presos. Entidades de juízes e delegados negam que a Convenção de Direitos Humanos determine apresentação ao juiz em 24h, como diz o projeto. No Senado, o projeto é recebido com reservas pela estranha pressa da ministra Ideli Salvatti (Direitos Humanos), ansiosa por uma “bandeira”.